segunda-feira, 16 de abril de 2012

MAIS UM EFEITO DO MALDITO CIGARRO - Ator e diretor Adriano Stuart morre, aos 68 anos, em São Paulo

Últimos trabalhos foram na minissérie JK, da Globo, e em Boleiros 1 e 2.
Corpo será cremado no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste de SP.

Do G1 SP, com informações da TV Globo
O ator e diretor Adriano Stuart faleceu, aos 68 anos, neste domingo (15), em sua residência em São Paulo. Ele deixa dois filhos, mas não era casado. A morte foi confirmada pela irmã dele, Cristina.
O corpo do ator foi encontrado caído perto da cama. Segundo Cristina, o irmão fumava muito e estava depressivo. O corpo passará por uma autópsia.
Os últimos trabalhos de Adriano Stuart foram na minissérie JK, da TV Globo, e nos filmes "Boleiros" e "Boleiros 2". O corpo de Stuart será cremado no Cemitério Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo. A família ainda não definiu o horário da cerimônia.

Hillary Clinton desembarca no Brasil A VISITA DA PRESIDENTE DO BRASIL FEZ EFEITO

Secretária de Estado dos EUA cumprirá agenda de dois dias no país.
Hillary terá encontro com a presidente Dilma Rousseff na terça-feira

Do G1, em Brasília e em São Paulo
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, desembarcou na noite deste domingo (15) em Brasília, para cumprir agenda segunda (16) e terça-feira (17), entre as quais a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto.
Hillary esteve na Colômbia, onde participou, junto com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, no final de semana.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, desembarca em Brasília. (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, desembarca em Brasília. (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)
O primeiro compromisso de Hillary no Brasil será às 12h30 desta segunda-feira (16), quando será recebida por 150 empresários brasileiros e americanos na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, um encontro promovido pelo órgão e pela Amcham (Câmara Americana de Comércio). A secretária deverá propor maior parceria em projetos de inovação tecnológica com o Brasil, segundo a CNI.
Hillary estará acompanhada do ministro norte-americano do Interior, Ken Salazar, que deverá detalhar aos empresários o funcionamento dos dois novos consulados a serem criados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre, decisão anunciada esta semana pela secretária.
Na parte da tarde, participa da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global Brasil-EUA com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Na prática, o encontro servirá para aprofundar os acordos firmados entre ambos países durante a vinda de Obama ao Brasil, em março de 2011, e da visita recente de Dilma a Washington. Os assuntos discutidos, segundo informou a embaixada norte-americana, irão desde educação à política global e questões econômicas. “O diálogo representa um foro para transformar os acordos em ações concretas”, segundo a embaixada.
Após o encontro, haverá uma declaração à imprensa, às 18h45, no Palácio do Itamaraty. À noite, Patriota oferecerá um jantar à secretária americana.
Hillary Clinton terá agenda de dois dias no Brasil. O encontro com Dilma Rousseff está marcado para terça-feira (17). (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)Hillary Clinton terá agenda de dois dias no Brasil. O encontro com Dilma Rousseff está marcado para terça-feira (17). (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)
Transparência
Na terça-feira, às 10h, Hillary encontra-se com a presidente Dilma Rousseff durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto.
A conferência é um desdobramento da Open Government Partnership (OGP) - Parceria para Governo Aberto -, grupo de diversos países liderados por EUA e Brasil que visa difundir práticas como transparência orçamentária e acesso a informações públicas. O Brasil é coautor do projeto a convite do presidente norte-americano, Barack Obama.
Hillary deverá deixar Brasília na manhã de terça e seguir para a Bélgica.
tópicos:

Hillary Clinton defende acordo de livre comércio entre Brasil e EUA

Secretária de Estado norte-americana pediu ainda o fim da bitributação.
Hillary fica no país até esta terça (17), quando se encontra com Dilma.

Marcelo Parreira Do G1, em Brasília
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton (esq.), encontra a presidente da Petrobras, Graça Foster (Foto: Reuters)A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton
(esq.), encontra a presidente da Petrobras, Graça
Foster (Foto: Reuters)
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, defendeu um acordo de livre comércio entre Brasil e Estados Unidos e o fim da bitributação nas transações entre os dois países.
Ela participou nesta segunda (16) de um encontro com empresários dos dois países na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Foi o primeiro compromisso da visita de dois dias da secretária ao Brasil.
"É claro que a nossa relação implica maior crescimento, mas precisamos resolver alguns problemas, como eliminar a bitributação e considerar um acordo de livre comércio", disse Hillary. Ela citou as parcerias entre os dois países nas áreas de inovação tecnológica e comércio exterior.
Um acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a Colômbia passa a vigorar no dia 15 de maio, informou neste domingo (15) o representante de Comércio do governo norte-americano, Ron Kirk. O principal ponto do acordo é a redução de encargos de bens importados dos EUA nas áreas de agricultura e manufaturados. A Colômbia já tem um acordo de livre comércio com os Estados Unidos sobre outros bens e serviços.
A empresários brasileiros e norte-americanos, Hillary disse ter se encontrado com a presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, e elogiou o fato de o Brasil contar com lideranças femininas, citando a presidente Dilma Rousseff.
Hillary disse que o petróleo permitirá ao Brasil um "futuro fabuloso", e lembrou da relevância do trabalho coletivo para a inovação tecnológica. Ela também citou os esforços para facilitar a emissão de vistos e o aumento no número de voos diretos entre os dois países.
O presidente da CNI, Robson de Andrade, disse por pelo menos duas vezes a necessidade de um esforço conjunto para reduzir questões relacionadas à tributação no comércio entre os dois países, inclusive reforçando a prioridade de um acordo que acabe com a bitributação.
"A facilitação do fluxo de pessoas a negócio ou a turismo, o incremento do comércio, o crescimento dos investimentos e um tratamento tributário mais equânime [...] merecem nosso apoio", disse Andrade.
Negócios e transparência
A reunião com empresários faz parte de uma extensa agenda da secretária no Brasil, que começou esta segunda e prossegue na terça-feira. O encontro foi promovido pela entidade e pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). Na pauta, os acordos comerciais realizados no encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o chefe de Estado americano Barack Obama na última semana.
Hillary estava acompanhada do ministro norte-americano do Interior, Ken Salazar, que conversou mais cedo com empresários sobre o setor de turismo. Integrante da delegação, o ministro conselheiro da embaixada americana em Brasília, Todd Chapman, disse que a isenção de vistos para a entrada de brasileiros nos EUA "vai levar muito tempo, muita conversa e muitos acordos".
Após o encontro, a secretária participa da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global Brasil-EUA com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Na prática, o encontro servirá para aprofundar os acordos firmados entre ambos países durante a vinda de Obama ao Brasil, em março de 2011, e da visita recente de Dilma a Washington.
Os assuntos discutidos, segundo informou a embaixada norte-americana, irão desde educação à política global e questões econômicas. "O diálogo representa um foro para transformar os acordos em ações concretas", segundo a embaixada.
Após o encontro, haverá uma declaração à imprensa, às 18h45, no Palácio do Itamaraty. À noite, Patriota oferecerá um jantar à secretária americana.
Na terça, a secretária participa de evento com a presidente Dilma Rousseff em uma iniciativa conjunta dos dois governos sobre a corrupção e transparência dos dados públicos. Depois, ela parte para a Bélgica, onde se reúne com representantes dos países da Otan.
tópicos:

Governo argentino já assumiu YPF, dizem jornais

Dirigentes espanhóis da companhia estão sendo expulsos.
Ministro do Planejamento foi designado interventor da companhia.

Do G1, em São Paulo
Representantes do governo da Argentina já assumiram o controle da petroleira YPF no país, subsidiária da espanhola Repsol, de acordo com jornais do país. Segundo o “El Pais”, os dirigentes espanhóis já estão sendo expulsos da empresa.
De acordo com a agência estatal de notícias “Télam”, o ministro do Planejamento, Julio de Vido, já assumiu formalmente a condução da petroleira, após ter sido designado interventor por um decreto da presidente Cristina Kirchner.
O decreto, que determina a intervenção transitória na YPF por 30 dias, também coloca à frente da petroleira o secretário de política econômica Axel Kicillof.
Mais cedo, Kirchner anunciou que enviaria um projeto de lei ao Congresso Nacional determinando a nacionalização da petroleira YPF no país. A companhia, segundo a presidente, será declarada "de interesse público nacional".
De acordo com a presidente, 51% das ações da companhia passarão ao controle do governo federal, enquanto os outros 49% serão distribuídos entre as províncias.
Repsol YPF é a líder no mercado de combustíveis na Argentina. Sua filial YPF, privatizada nos anos 1990, controla 52% da capacidade de refinamento do país e dispõe de uma rede de 1.600 estações de serviços.
O governo e as províncias produtoras de petróleo responsabilizam a empresa por não cumprir compromissos de investimento e dizem que isso obriga o país a importar grandes volumes de hidrocarbonetos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MALVADAS DA TV BRASILEIRA - Lembre as mulheres que maltratavam criancinhas na TV


 
 
Divulgação / GloboDivulgação / Globo
Foto 1 de 7
Na mais nova novela da Globo, Avenida Brasil, Carminha (Adriana Esteves) é a madrasta má que abandonou a pobre menina Rita em um lixão. A garota cresceu, passou a se chamar Nina (Débora Falabella), e volta com sede de vingança.
Veja nesta galeria do R7 as grandes vilãs que maltrataram criancinhas nas novelas
Outras fotos
Vilãs

Lembre as mulheres que maltratavam criancinhas na TV

Como esquecer da Dóris, da Carminha e da Bia Falcão? Veja nesta galeria as vilãs que usaram e abusaram das maldades
Pena que acabou!

Último capítulo de Vidas em Jogo emociona o público

Veja cenas do episódio derradeiro da novela!

2011 FELIZ PRA JÔ E CLÁUDIA ARRAIA - Ex-namorados, Claudia Raia e Jô Soares dão beijo na boca

Ela foi a entrevistada no Programa do Jô
 
jo soares claudia raia
Claudia Raia e Jô na gravação do programa
Eles definitivamente não guardam mágoas um do outro. Ex-namorados durante os anos 80, Claudia Raia e Jô Soares se encontraram na gravação do "Programa do Jô", que vai ao ar nesta quinta-feira.

Claudia, de 44 anos, foi recebida por Jô, de 73, com um selinho, antes da conversa. Ela contou como foi o começo dela na tv, que ocorreu justamente num programa dele, o "Viva o Gordo". Foi ali que eles engataram um namoro que durou dois anos. Depois, cada um foi para seu canto, e Claudia namorou Alexandre Frota, antes de se casar com Edson Celulari, com quem tem dois filhos.

Raia também falou de seu momento atual na carreira. Ela divulgou o musical "Cabaret", que está em cartaz em São Paulo. Ela revelou que tentava montar a peça há 20 anos e só agora ela saiu do papel. A direção é de José Possi Neto e a adaptação musical de Miguel Falabella. Ela contou ainda da preparação para a peça. "Fiz uma dieta especial com nutricionista e me preparei fisicamente com um personal trainer", contou.

beijo jo clauria
Sem exitações, eles deram um selinho

Claudia Raia sobre namorado: 'Tínhamos uma grande amizade, ficou mais forte e se estreitou'

São Paulo -  Claudia Raia foi a grande atração do Fashion Kids 2012, realizado na tarde desta quarta-feira, em São Paulo. Apesar de ser um evento infantil, a atriz desfilou pela grife Monnalisa sem os filhos, que, segundo ela, não puderam vir por conta dos compromissos escolares. "Meio de semana para crianças é complicado", explicou a mãe de Sofia, de 8 anos, e Enzo, de 14, frutos de seu casamento com Edson Celulari, de quem se divorciou em junho de 2010.
Foto: Ag. News
Claudia Raia: "Jarbas é carismático, talentoso, tem know-how, tem 42 anos de idade e 25 anos carreira" | Foto: Ag. News
Um dia após trocar beijos com o namorado, o ator Jarbas Homem de Mello, no 24º Prêmio Shell, Claudia Raia não conseguiu fugir do assunto sobre o novo relacionamento. "Namorar sempre é bom", disse. Se desencanou de 'esconder' o romance, a atriz revelou que nunca teve essa intenção. "Nunca escondi, só não gosto de falar da minha vida pessoal. Estou feliz, ótima", completou.

Claudia e Jarbas assumiram o namoro no carnaval deste ano. Os dois protagonizam juntos o musical "Cabaret" e o trabalho acabou os aproximando ainda mais. "Somos amigos há muito tempo ele é um grande ator, um grande bailarino, sempre foi. É carismático, talentoso, tem know-how. Tem 42 anos de idade  e 25 anos de carreira. Já tínhamos uma grande amizade, virou uma amizade um pouco mais forte e foi se estreitando. Estamos muito felizes", contou.
Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello | Foto: Amauri Nehn / Ag. News
Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello | Foto: Amauri Nehn / Ag. News
Nova Novela, Cinema e "Cabaret"

Após uma temporada de sucesso em São Paulo, Claudia Raia estreia "Cabaret" no Rio de Janeiro em 31 de março e deve ficar em cartaz por lá até junho, para novamente vir à capital paulista. Mesmo assim, a atriz conseguiu tempo para fazer televisão e cinema.

"Eu ia fazer a novela do Silvio de Abreu, o remake de 'Guerra dos Sexos', estava escalada há três anos. E, por conta do sucesso do musical, tive que abrir mão. Aí, fui imediatamente escalada pra 'Gabriela', mas depois de duas semanas fui convidada por Glória Perez para fazer a protagonista dela, em 'Salve, Jorge'. Minha personagem é uma traficante de humanos, uma vilã. É uma personagem belíssima, com muitas 'camadas'. Espero dar conta!", disse.

Nas telonas, Claudia tem dois projetos. "Ao mesmo tempo da novela e do espetáculo, vou fazer um filme, 'Os Velhos Marinheiros', do Marcos Jorge (cineasta), já estou filmando. E também vou fazer um longa do (diretor) José Eduardo Belmonte, mas não sei que horas, acho que às três da manhã (risos). Esse ano está meio 'lotado', mas está tudo maravilhoso", finalizou.

Claudia Raia prefere não desfilar ao lado de novo namorado, em São Paulo

Claudia Raia - modelo para a Fashion Kids /Foto: AG.News
Claudia Raia fez uma semana de dieta rígida para fazer bonito na tarde desta quarta-feira, 21, em que vai desfilar no Fashion Kids. O evento, que, acontece no Palácio dos Cedros, São Paulo, terá o tema Príncipes e Princesa e apresenta os principais lançamentos de outono/inverno para os pequenos fashionistas. O ator Jarbas Homem de Mello, novo namorado da atriz, foi convidado para subir à passarela com ela, mas ela achou melhor que ele declinasse do convite. Jarbas deve estar na primeira fila aplaudindo a amada e os dois estiveram juntos ontem à noite, na 24ª edição do Prêmio Shell, também em São Paulo. Em tempo: a ‘mulher rica’ Brunete Fraccaroli e o ator Maurício Mattar também vão desfilar no evento.

VEJAM AS SEPARAÇÕES NO QUE QUE DÁ - Nova namorada de Edson Celulari quer se casar na igreja

Karin Roepke, de 30 anos, namora o ex de Claudia Raia há seis meses

Karin e Edson CelulariRodrigo Lopes/Contigo!/Divulgação e Divulgação/Globo
Relembre união de Celulari e Claudia
Karin assumiu que o namoro com Celulari começou há seis meses

Publicidade
Edson Celulari que se cuide, porque se depender de Karin Roepke, ele vai parar novamente em um altar!
Juliana Paes dispara: "Gosto de ver mulher pelada"
Thiago Fragoso diz que tentou proteger Winits durante a queda
Aguinaldo Silva deve sair da Globo, diz jornal
A atriz, nova namorada do ex de Claudia Raia, contou que tem o sonho de trocar alianças na igreja, com vestido branco, flores e tudo mais como manda o figurino.
- Ah, claro que quero casar na igreja! Espero que um dia aconteça! Certamente irá.

Segundo Karin contou à revista Contigo!, o casal, que já está namorando há seis meses, se conheceu por conta de um amigo em comum.
- Nos conhecemos no musical Hairspray, mas não rolou nada na época. Era só um contato profissional e o Edson ainda estava casado.
A atriz, que tem 30, disse que o relacionamento com o ator, de 53 anos, começou por conta da afinidade no bate-papo. Tudo foi bem natural.
- O elenco virou um grupinho e a gente se encontra sempre, sai para jantar, vai ao teatro. Foi nessa que a gente começou... E estamos aí. É um início de namoro.
Edson se separou de Claudia em 2010 e da relação nasceram Sofia, de oito anos, e Enzo, de 14. Veja no vídeo!

Polícia apresenta quadrilha que explodiu caixa eletrônico em Manaus

Dois deles, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21, possuem passagem pela polícia pelos crimes de roubo e são naturais de Porto Velho – RO.

Ezequiel Duarte Santana, 31, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (9) na DRCO
Ezequiel Duarte Santana, 31, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (9) na DRCO (Divulgação)
Policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) apresentaram na manhã desta segunda-feira (9), três homens que integravam uma quadrilha especializada em assalto a caixas eletrônicos. Eles foram presos em flagrante na madrugada desse domingo (8) com o apoio da Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), e Delegacia Especializada em Roubo Furtos e Defraudações, (Derfd).
Todos foram presos logo após explodirem um caixa eletrônico do Banco Itaú, que ficava ao lado do prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), localizada na Rua Visconde de Porto Alegre, com Rua Doutor Machado, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. 
Os envolvidos são os policiais militares Robson Cascais de Souza, 31 e Yvan Mendes da Costa, 38, Ezequiel Duarte Santana, 31, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21.
Francisco e Clauvisson possuem passagem pela polícia pelos crimes de roubo e são naturais de Porto Velho – RO.
Segundo a delegada titular da DRCO, Emília Ferraz, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Rondônia entrou em contato com a Divisão informando que Francisco e Clauvisson estariam chegando a Manaus na quarta-feira (4), ao qual passaram a ser monitorados pelo DRCO.
De acordo com a polícia, na noite do último dia 7, a divisão recebeu uma denúncia anônima informando que dois veículos com atitudes suspeitas estavam circulando continuamente nas proximidades do caixa eletrônico.
De posse das informações, uma equipe se deslocou até o local informado para apurar a denúncia, momento em que a quadrilha explodiu um caixa eletrônico usando bombas de dinamite. Os suspeitos, ao ver a ação policial, tentaram fugir, mas foram detidos e presos em flagrante.
Com eles foram apreendidos dois veículos, sendo um Corsa Classic Sedan, de cor verde, placa JXV-7435, e um Eco Sport preto, de placa JXP-5638, R$ 60.470 em espécie, R$ 1.110 em notas danificadas com a explosão, e dois pés de cabra.
Em revista a residência dos suspeitos, foram apreendidos cinco aparelhos celulares, joias, duas botijas de gás oxigênio, uma TV LCD 40”, um ar condicionado split, um forno de microondas, um ventilador industrial, um forno elétrico  e um notebook, todos os objetos novos.
De acordo com a delegada, a quadrilha é suspeita de ter cometido outros assaltos, sendo um deles a uma agência bancária do Banco do Brasil, no município de Iranduba, fato ocorrido no dia 26 do mês passado, onde houve apenas uma tentativa. No local foram deixados maçaricos, botija de gás oxigênio e ferramentas para fazer arrombamentos.
São suspeitos também de terem participação no assalto a loja de materiais de construção JLN, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste, na madrugada do último dia 7, onde foram levadas duas botijas de gás oxigênio.
Os acusados foram flagranteados por furto qualificado, formação de quadrilha e uso e porte de artefato explosivo. Os policiais militares Robson e Yvan, foram encaminhados para o Batalhão de Guarda, localizado no bairro Monte das Oliveiras. Ezequiel, Francisco e Clauvisson serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.

Dilma fala a Obama de 'preocupação' com políticas dos países ricos

Presidentes de Brasil e EUA se encontraram na Casa Branca.
Dilma criticou políticas monetárias que prejudicam emergentes.

Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff com o presidente dos EUA, Barack Obama, no Salão Oval da Casa Branca (Foto: Kevin Lamarque / Reuters)A presidente Dilma Rousseff com o presidente dos EUA, Barack Obama, no Salão Oval da Casa Branca (Foto: Kevin Lamarque / Reuters)
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda (9), após reunião com Barack Obama, na Casa Branca, que manifestou ao presidente dos Estados Unidos a "preocupação" do Brasil com as políticas monetárias expansionistas dos países desenvolvidos.
Segundo a presidente, essas políticas levam à desvalorização das moedas nesses países, comprometendo o desenvolvimento nos países emergentes.
"Essas políticas monetárias solitárias, no que se refere a políticas fiscais, levam à desvalorização das moedas nos países desenvolvidos, levando ao comprometimento dos países emergentes, declarou Dilma.
Segundo a presidente, o papel dos Estados Unidos na atual conjuntura de crise "é muito importante".
"Consideramos que o papel dos EUA nesta conjuntura, neste mundo multilateral, é muito importante. A grande flexibilidade da economia norte-americana, a liderança na área de ciência, tecnologia e inovação, e, ao mesmo tempo, as forças democráticas que fundam a nação norte-americana tornam muito importante o papel dos EUA tanto na contenção da crise quanto na retomada da prosperidade."
Apesar das críticas à política monetária dos países ricos, Dilma disse reconhecer "o papel dos bancos centrais, especialmente nos últimos meses do Banco Central Europeu, em impedir uma crise de liquidez de altas proporções, afetando a todos os países."
Ela disse saudar "a grande melhoria ocorrida nos Estados Unidos" e afirmou ter "certeza" de que isso será "uma tônica nos próximos meses e anos sob a liderança do presidente Obama".
"Os países Brics [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] respondem hoje por parte muito expressiva do crescimento econômico. Mas é importante perceber que a retomada do crescimento, num horizonte de médio prazo, passa também pela retomada expressiva do crescimento americano. Nós saudamos a grande melhoria ocorrida aqui nos EUA e temos certeza que isso será uma tônica dos próximos meses e anos, sob a liderança do presidente Obama."
No começo de março, a presidente já havia chamado de "tsunami monetário" as políticas de proteção dos países ricos, que injetam dólares em diversos mercados, reduzindo a cotação do dólar frente às moedas locais. Com isso, as exportações ficam prejudicadas, o que tem acontecido no Brasil.
Depois, em visita à Alemanha, também em março, Dilma voltou a criticar as medidas tomadas pelos países europeus para sair da crise. Numa conversa com jornalistas antes de encontro com a chanceler Angela Merkel, a presidente condenou a desvalorização cambial “artificial” das moedas estrangeiras, que prejudicam as exportações dos emergentes.
Na ocasião, ela considerou "importante" que os países desenvolvidos "não só façam políticas expansionistas monetárias, mas façam políticas de expansão do investimento. Porque o investimento não só melhora a demanda interna, mas abre também a demanda externa para os nossos produtos.”
Obama e Dilma em reunião bilateral em Washington (Foto: Brendan Smialowski / AFP Photo)Obama e Dilma em reunião bilateral em
Washington (Foto: Brendan Smialowski/AFP Photo)
Parcerias
Dilma destacou parcerias com os Estados Unidos nas áreas de energia, defesa, educação e tecnologia.
"No que se refere ao aspecto bilateral, o Brasil e os Estados Unicos têm crescentemente estreitado suas relações comerciais, ampliado investimentos recíprocos. O investimento brasileiro nos Estados Unidos já chega a 40% do total de investimento americano no Brasil. Todas as nossas relações apresentam resultados muito importantes, mas, ao mesmo tempo, demonstram que estamos aquém das nossas possibilidades", declarou.
Segundo ela, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 "permitem amplas oportunidades de investimento e parcerias entre empresas norte-americanas e brasileiras".
Dilma disse que convidou Barack Obama a participar da conferência sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, que será realizada no Brasil em junho.
"Tenho certeza que a cooperação e nosso estreito relacionamento e parceria são importantes para nossos países, mas também para o desenvolvimento no século XXI, que se caracteriza como tema do Rio+20 – para a qual convidei o presidente Obama –, que é crescer e sermos capazes de conservar e proteger, que é a definição de desenvolviemtno sustentavel."
Governo aberto
A presidente brasileira também destacou a reunião do Open Government Partnership (OGP – Parceria para Governo Aberto), grupo que reúne diversos países liderados por EUA e Brasil, que será realizada no dia 17 em Brasília.
"Consideramos a política de governo aberto essencial para o combate à corrupção, garantia de maior transparência e eficiência no gasto público, na medida que se melhora a possibilidade de avaliação e monitoramento. Eu considero que isso contribui também para fortemente ampliar a democracia em nossos países."
veja também

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Foto de menina montada em Tubarão-Baleia, causa indignação nas Filipinas

Da BBC
Tubarões-baleia são uma espécie protegida (Foto: BBC)Tubarões-baleia são espécie protegida (Foto: BBC)
Uma foto recém-divulgada que mostra uma menina montada em um tubarão-baleia vem causando indignação nas Filipinas e já fez com que o governo do país prometa que irá adotar medidas adicionais para proteger a espécie.
Veja o vídeo
Os tubarões-baleia são uma espécie protegida e as autoridades locais costumam pedir que se mantenha uma distância de ao menos três metros dos animais.
Inúmeros internautas indignados utilizaram as redes sociais para protestar após ter sido publicada a foto da menina montada em um tubarão-baleia.
A despeito de seu grande tamanho, os tubarões-baleia só comem pequenas plantas e animais.
Por muitos anos, permitiu-se que turistas nadassem próximos dos tubarões-baleia, mas agora muitos nas Filipinas estão exigindo que sejam adotados controles mais rígidos.

QUE VERGONHA!!!!!!! - Governo quer facilitar entrada de médicos formados no exterior para trabalhar no Brasil

A ideia é corrigir a falta de profissionais no interior do país, nas periferias e nos programas de assistência básica. Para o governo, a carência precisa ser solucionada o quanto antes. E medidas estão sendo analisadas.

Todos os anos, centenas de novos médicos saem das universidades brasileiras. Ainda assim, faltam profissionais no interior do país, nas periferias das grandes cidades, nos programas de assistência básica. E nem mesmo salários de R$ 20 mil ou R$ 30 mil atraem o interesse de médicos.
O Governo Federal está estudando uma série de medidas para corrigir essas distorções. Uma delas é facilitar a validação do diploma de médicos estrangeiros, para que eles assumam as vagas.
Entidades médicas já disseram que vão entregar aos ministérios da Saúde e da Educação um manifesto contra essa medida. Já os pacientes que percorrem longas distâncias para conseguir atendimento esperam que a medida comece logo e que faça efeito.
Na porta do hospital, Maria das Graças Oliveira Bernardo esperava havia 12 horas pela consulta. A aposentada depende do SUS e reclama: “todos os lugares em que você vai, falta médico. Não tem médico. Não tem médico ginecologista, médico clínico, não tem médico disso, não tem médico daquilo”.
O Brasil tem hoje mais de 370 mil médicos registrados nos conselhos de medicina, o que representa uma média de dois profissionais para cada grupo de mil habitantes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. É menos do que na Argentina, no Uruguai e em Cuba, por exemplo. Para o governo, a carência de profissionais precisa ser solucionada o quanto antes. Por isso, algumas medidas estão sendo analisadas.
O Governo Federal quer estimular a formação de novos médicos e pretende incentivar a criação de mais vagas em universidades que tenham cursos de Medicina bem avaliados pelo MEC. Por outro lado, se discute o afrouxamento das exigências para um médico formado no exterior trabalhar no Brasil.
Entre as medidas em estudo pelo governo, está a possibilidade de oferecer um estágio de até dois anos para os médicos vindos de fora. O curso seria pago pelo poder público, e o profissional trabalharia na rede do SUS e no Programa de Saúde da Família. Ao fim do estágio, o médico teria o diploma automaticamente validado no Brasil.
“Acho que não deveriam entrar. Um país que já está com fama de quinta economia mundial ter que importar serviço de saúde é brincadeira”, critica o joalheiro José Mendes. “Desde que atuassem com amor. Muitos trabalham sem amor, não têm um pingo de atenção com uma pessoa ali jogada”, afirma a aposentada Elza Méier.
Hoje, um profissional vindo de fora precisa revalidar o diploma fazendo um teste em universidades brasileiras ou passando pela prova do ‘revalida’, do Ministério da Educação. Mas o índice de reprovação é alto. No ano passado, dos 677 candidatos inscritos no ‘revalida’, só 65 passaram.
A nefrologista Zaida Cabrera veio da Bolívia e para conseguir trabalhar no Brasil foi até o estado do Mato Grosso, duas vezes, fazer a prova de revalidação do diploma de médica. Ela diz que foi difícil, mas justo: “eu acho justo e até para a própria população, para a saúde do indivíduo, a saúde de varias comunidades que vão ter no poder do médico como tal”.
Entidades que representam a classe médica no Brasil argumentam que no país há profissionais em número suficiente e são contra facilitar a entrada de médicos formados em outros países.
“São pessoas que não têm uma formação adequada para exercer a medicina em nosso país. Nós temos a certeza de que o problema é outro, que é a falta de políticas públicas para fixar os médicos nesses municípios mais distantes onde existe a carência de profissionais. Sem política pública, ou seja, sem laboratórios, exames complementares, radiológicos e as possibilidades de realização de procedimentos, não há como fixar um médico nessas regiões”, declara o presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão.
Números do Conselho Federal de Medicina comprovam a diferença na quantidade de médicos pelo país. No Sudeste, a média é de três médicos para cada grupo de mil habitantes. No Norte e Nordeste, tem apenas um médico para a mesma quantidade de habitantes.

Fellype Gabriel revela conversa com Jobson sobre confusão no Botafogo

Companheiro procura ouvir do atacante explicação sobre a confusão que o afastou do grupo. Reunião nesta segunda-feira deve definir o caso

Por Thales Soares Rio de Janeiro
O tempo apenas de treinamento antes de sua estreia com a camisa do Botafogo fez Fellype Gabriel estreitar o relacionamento com Jobson, que também estava impossibilitado de jogar, mas por conta da suspensão por doping. Sábado à noite, um dia antes da vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense (assista aos gols), ele ligou para o companheiro, afastado por indisciplina por tempo indeterminado, para saber detalhes do ocorrido e conversar sobre sua reintegração.
A preocupação com Jobson faz parte do cotidiano de todos os jogadores. Nesta segunda-feira, haverá uma reunião no departamento de futebol, em General Severiano, para decidir o seu futuro. Com contrato até junho de 2015, é possível que a punição fique na suspensão e na aplicação de uma multa.

- Liguei para saber dele o que havia acontecido. Não estava presente na hora da confusão. Ele me controu exatamente o que já havia ouvido de outras pessoas. Estão vendo o que vai ser feito. Disse ao Jobson para ficar tranquilo. Estamos aqui para ajudá-lo no que for preciso. Deve ter mais calma em alguns momentos, pois qualquer coisa que acontece com ele ganha maiores proporções. Mas às vezes pode estar em uma situação difícil e fica complicado - disse Fellype Gabriel.
Com bom desempenho no time desde sua estreia, quando até fez gol, Fellype Gabriel considera a presença de Jobson um ganho para o grupo. Ao conversar com o companheiro, percebeu um certo arrependimento e espera rapidamente contar com ele novamente no time para a disputa do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil.
- Ele se mostrou bem chateado com o que aconteceu. Falei para o Jobson que precisamos dele aqui, que é importante para o grupo - comentou Fellype Gabriel.
O Botafogo volta a jogar apenas domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Rio. Os jogadores que atuaram na maior parte dos jogos ganharam dois dias de folga e só se reapresentam na quarta-feira. O time está na segunda colocação do Grupo A, com 17 pontos, um atrás do Flamengo, mas já classificado para a semifinal.

Casados na vida real, Paulo Vilhena e Thaila Ayala serão par na ficção

Casados há mais de nove meses, depois de dois anos e meio de namoro, Thaila Ayala e Paulo Vilhena vão contracenar pela primeira vez. E serão par romântico. O casal grava em Santos, São Paulo, a série "Amores santistas", que terá sete episódios e será transmitida pela Globo para o litoral paulista. Em entrevista exclusiva ao blog, a atriz contou como tem sido trabalhar ao lado do marido:
- Tem o lado fácil, porque é uma pessoa com quem já tenho intimidade. Também há o desafio de olhar para ele como se fosse a primeira vez, flertar e fazer com que os telespectadores acreditem. Mas é tranquilo!
Eles serão protagonistas do episódio "Lara e Gael", seus personagens. Segundo ela, os dois foram "feitos um para o outro":
- O destino sempre coloca os dois juntos, desde a infância, e eles nunca perceberam. Até que, quando parece que eles não ficarão mais juntos, tudo muda.
Thaila, que está longe da TV desde o fim de "Ti-ti-ti", folhetim em que viveu Amanda Moura, pretende voltar em breve.
- Estou em fase de negociações, morrendo de saudades de fazer novelas.

É BRINCADEIRA ISSO - Exclusividade e preço levam brasileiros a casar no exterior

Renata e Alan fecharam pacote com castelo na Itália por R$ 98 mil.
Especialistas apontam que festa similar sairia R$ 150 mil no Brasil.

Paulo Sampaio Especial para o G1
Casamento, exterior, Alexandre Samour, Mariana Rodrigues Pimenta (Foto: Namour Photo)Alexandre Samour e Mariana Rodrigues Pimenta se casaram em vinícola em Portugal (Foto: Namour Photo)
A indústria casamenteira no Brasil tornou-se tão dinheirista que começa a afugentar os próprios noivos. Mesmo quem é do ramo, como a decoradora de festas Renata Salvadego, 35, e consegue bons descontos com os fornecedores, reconhece que ficou mais em conta fazer a festa fora do país. A dela vai ser em um castelo na Toscana, a 20 minutos de Florença, na Itália.
Renata está pagando R$ 98 mil por um pacote com comida, bebida, bolo, doces, iluminação, decoração, fotógrafo, quarteto de cordas, DJ, padre e ainda as passagens dos noivos e hospedagem por 5 dias. No Brasil, segundo especialistas, um casamento do mesmo nível não sairia por menos de R$ 150 mil.
“Tudo aqui é terceirizado, e isso encarece demais a festa. Então, por exemplo, o fornecedor do bem-casado é um, o da forminha onde ele é servido, outro, o da embalagem, um terceiro. Na Europa, você paga um preço fechado, que dá direito a tudo de primeira”, diz a cerimonialista Camila Relva, 32.
Dependendo da empolgação dos noivos, a festa no Brasil pode seguir uma planilha de 40 itens e custar R$ 300 mil. De acordo com a Associação de Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), em apenas um dia os casamentos de São Paulo consomem 1,4 milhão de flores, 400 mil doces e mais de mil horas de filmagem.
Ao escolher casarem-se na Toscana, Renata e seu noivo, o corretor de valores Alan Cardoso, 30, não desembolsaram um tostão a mais com a lua-de-mel, uma vez que já estarão no destino.
Alguém pode argumentar que os convidados gastarão com passagem e hospedagem aquilo que Renata economizou na festa. Mas ela diz que isso não foi impeditivo para que 100 pessoas, até agora, confirmassem presença. Com a vantagem, diz ela, rindo, de que ninguém vai por obrigação.
“Eles estão curtindo horrores. A maioria aproveitou para estender um pouco e fazer uma viagem de férias. No fim, meu casamento vai durar 5 dias. A gente já está programando passeios maravilhosos pela região.” O casamento está marcado para setembro.
O aluguel do Castello di Vincigliata é por 5 horas. Para ter uma ideia, no Brasil, se a noiva não quiser pagar por apenas uma hora de igreja (para evitar de ser precedida e seguida por outras cerimônias) ela terá de “comprar” todos os horários do dia (coincidentemente, o equivalente a 5 horas) por cerca de R$ 15 mil. Isso, depois de enfrentar alguns meses de fila de espera. Ok, as igrejas em questão são as mais concorridas de São Paulo, e as festas, as mais incríveis. Mas na Toscana a igreja é um castelo, e a festa, exclusivíssima.
Dezoito destinos
Os profissionais que produzem esses casamentos afirmam que é possível escolher entre 18 destinos idílicos nos EUA, França, Itália, Polinésia, Portugal. "Da África a Zanzibar", diz a empresária Jacqueline Mikhail, da gência de turismo Be Happy.
Ela, que no próximo dia 10 lança o livro "Destination wedding, o casamento como destino", explica que a fantasia da noiva costuma ser, em si, uma viagem: "Existe cliente que quer ter um casamento de princesa e traz o cenário dos seus sonhos para um bufê em São Paulo; e tem a que que só se contenta com um castelo de verdade. Essa faz viaja, faz in loco."
Na bem sucedida experiência do fotógrafo Alexandre Samour, 32, e da dermatologista Mariana Rodrigues Pimenta, 33, que se casaram em outubro de 2011 em uma vinícola na região do Douro, em Portugal, os garçons que serviram os convidados eram estudantes universitários de gastronomia. "Eles sabiam tudo sobre os pratos, inclusive como fazê-los. Imagina quanto você não pagaria no Brasil por esse serviço", diz Mariana.
Se por um lado a lista de convidados é mais enxuta, por outro os noivos estão dispensados de cumprimentar aquela parentada distante, ou os amigos de infância dos pais - que eles mal conhecem. "A fila diminui bem", brinca ela.
Para a apresentadora Ana Carolina Scaff, que se casou há 10 dias em Punta Del Este, no Uruguai, o único senão foram as concessões que teve de fazer para se ajustar à cultura local. "Precisei substituir o bem-casado, na minha festa, pelo alfajor."
Ana Carolina escolheu casar-se em Punta porque ela, que é de Cuiabá, e o marido, de São Paulo, queriam a festa em uma cidade de praia.
Abrir mão do bem-casado não chegou a ser uma decisão amarga, especialmente se se levar em conta que, dependendo da doceira, da forminha e da embalagem, o tradicional bolinho recheado com doce de leite pode chegar a custar R$ 15 cada um. Calculam-se três por convidado.
Qualquer um concordará, ainda que temporariamente, que não há nada mais delicioso nesse mundo que um bom alfajor.
casamento, Carol Scaff, Guilherme Golombek, Punta del Este (Foto: Namour Photo)Carol Scaff posa para foto após casamento em Punta del Este, no Uruguai (Foto: Namour Photo)

casamento, Carol Scaff, Guilherme Golombek, Punta del Este (Foto: Namour Photo)Casamento de Carol Scaff e Guilherme Golombek em Punta del Este, no Uruguai (Foto: Namour Photo)

BELA NOTÍCIA - Bando é preso após explodir caixa eletrônico na Zona Sul de Manaus

Segundo a Polícia Civil, suspeitos usaram dinamite para destruir o local.
Eles foram presos assim que tentavam fugir com o dinheiro.

Carlos Eduardo Matos Do G1 AM
Explosão de caixa eletrônico destruiu cabos de energia elétrica e de telefonia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Explosão de caixa eletrônico destruiu cabos de energia elétrica e de telefonia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)

Cinco homens foram presos pela Polícia Civil do Amazonas, na madrugada deste domingo (8), após explodirem um caixa eletrônico do banco Itaú, localizado no cruzamento das Rua Doutor Machado com a Avenida Visconde de Porto Alegre, no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Segundo a Polícia Civil, dois suspeitos vieram de Porto Velho (RO) e os outros três são amazonenses. Eles tentavam fugir com cerca de R$ 50 mil, mas acabaram cercados por vários policiais civis. Os suspeitos estão presos na Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste, e só serão apresentado à imprensa nesta segunda-feira (8), após a conclusão dos procedimentos legais.
O impacto da explosão foi tão grande que destruiu cabos de energia elétrica e de telefonia, deixando dezenas de casas sem os dois serviços por várias horas.
A destruição total do caixa eletrônico ocorreu por volta de 3h30, feita com uso de dinamites, informou a Polícia Civil. Após destruir o local e colocar o dinheiro em mochilas, a quadrilha foi cercada por policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Ainda segundo a Polícia Civil, o alerta do assalto foi dados por moradores e vigilantes do TRT, que observaram a movimentação suspeita de dois carros no entorno do órgão público.
Além da prisão, dois carros e dois maçaricos foram apreendidos.

KI-HORROR!!!! -AM: Bando explodiu caixa eletrônico com dinamite e cilindros de oxigênio

Veículos, dinheiro, eletrônicos, e jóias foram apreendidos com os suspeitos. Quadrilha será apresentada nesta segunda-feira (9) na Delegacia Geral.

Marcos Dantas Do G1 AM
Explosão de caixa eletrônico destruiu cabos de energia elétrica e de telefonia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)Explosão de caixa eletrônico destruiu cabos de energia elétrica e de telefonia (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1 AM)
Carros, motos, maçaricos, cilindros de oxigênio, dinamite, uma grande quantidade em dinheiro, televisores, celulares e jóias foram apreendidos com os homens que teriam explodido um caixa eletrônico na Avenida Visconde de Porto Alegre, no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus.
De acordo com a Polícia Civil (PC), ainda não é possível traduzir em números tudo o que foi encontrado com os suspeitos, mas o levantamento já está sendo feito e os mesmos serão apresentados nesta segunda-feira (9) na Delegacia Geral da Polícia Civil, sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
A PC informou que ainda não é possível confirmar se parte dos suspeitos são ligados à Polícia. A única certeza que se tem até o momento é a de que três são amazonenses e os outros dois são rondonienses.
O crime
Os suspeitos teriam explodido o caixa eletrônico com dinamite e tentado fugir com R$ 50 mil, mas foram surpreendidos pela ação da Polícia, que já os monitorava. O impacto da explosão destruiu cabos de energia elétrica e de telefonia, deixando várias casas sem os serviços durante horas.O quinteto está preso na Delegacia Geral.

domingo, 8 de abril de 2012

Primeiro peixe-boi nascido em cativeiro no AM completa 14 anos

Do G1 AM
2 comentários
Erê foi o primeiro peixe-boi nascido em cativeiro no Inpa, no AM (Foto: Divulgação/Inpa)Erê foi o primeiro peixe-boi nascido em cativeiro
no Inpa, no AM (Foto: Divulgação/Inpa)
O primeiro peixe-boi da Amazônia concebido, gerado e nascido em cativeiro no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), batizado de Erê, faz aniversário neste domingo (8). Ele completará completa 14 anos.

Segundo o veterinário do Instituto, Anselmo D'Affonseca, há 14 anos os tratadores do Projeto "Peixe-Boi da Amazônia", coordenado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), do Inpa, tiveram uma grande surpresa ao esvaziar o tanque dos animais para a realização de exame de biometria: eles encontraram um filhote de peixe-boi ainda envolto na placenta junto aos demais.
Para o veterinário, esse foi um acontecimento importante para obtenção de mais informações sobre a biologia da espécie. “A partir desse nascimento, começamos a ter dados sobre a interação de mãe e filhote, a composição do leite, da vocalização da mãe e filhote, além da época de desmame. Também foi possível começar a comparar o crescimento do Erê com os filhotes órfãos”, explicou.

Erê é filho do segundo peixe-boi que chegou ao Inpa, em 1976, a 'mãezona' do Inpa, chamada de Boo.

Cinco tipos de peixes importados podem virar bacalhau

Com a proximidade da Páscoa cristã, comemorada neste domingo (8), consumidores correm para comprar um dos principais ingredientes que substitui a carne vermelha na culinária: o bacalhau.
O uso do produto se tornou tradição no Brasil, trazida de Portugal. Porém, ano após ano, o consumidor se pergunta: por que não consigo ver um bacalhau inteiro ou simplesmente sua cabeça? Afinal de contas, ele é um peixe?
O bacalhau como o conhecemos é uma referência mais ao método do que ao peixe em si. Mesmo assim, existem pescados no mar, frescos, que também costumam ser chamados desta forma. Um deles é o Equetus lanceolatus, que pode ser encontrado na costa brasileira e que assume diferentes nomes regionais e não costuma passar pelo método de salga.
O outro é o Gadus morhua, conhecido em inglês como cod, encontrado apenas nos mares frios do Hemisfério Norte e é tratado como o "legítimo bacalhau da Noruega".
Especialistas em oceanografia ouvidos pelo G1 explicam que o bacalhau é o resultado do beneficiamento industrial de espécies marinhas com características específicas.
Bacalhau (Foto: Reprodução/TV Globo)Bacalhau em pedaços, encontrado nos mercados
do Brasil (Foto: Reprodução/TV Globo)
Sal e calor
Segundo Alex Augusto Gonçalves, doutor em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o proceso de salga e secagem de partes do pescado, realizados em câmaras com controle de temperatura e umidade relativa, são responsáveis pela fabricação desta carne.
Antes disso, o pescado passa por limpeza e retirada das vísceras, utilizadas na fabricação de óleos e outros produtos.
Segundo Gonçalves, ao menos cinco espécies de peixe podem passar por este processo. O cod do Pacífico (Gadus macrocephalus) e o cod do Atlântico (Gadus morhua) são os mais conhecidos.
Este último é considerado o legítimo “bacalhau da Noruega”, país considerado o habitat da espécie, juntamente com regiões da Irlanda, Reino Unido e Islândia. Por ano, a produção nestas áreas é de 2.560 toneladas.
Os outros peixes são o saithe (Pollachius virens), o ling (Molva molva) e o zarbo (Brosmius brosme), também encontrados no Hemisfério Norte (confira galeria de imagens).
O Brasil também quer entrar no mercado com o "bacalhau da Amazônia", proveniente do peixe pirarucu, encontrado nos rios amazônicos.
Considerado um dos maiores importadores de bacalhau no mundo, o país comprou do exterior 252,9 mil toneladas de bacalhau em 2011, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A quantidade é 25% superior ao montante importado em 2010.
bacalhau (Foto: Divulgação/Moreau Fishbase)Peixe da espécie Gadus morhua, o Cod do Atlântico, cuja carne é produz o "legítimo bacalhau da Noruega". Sobrepesca fez espécie ser considerada ameaçada de extinção. (Foto: Divulgação/Moreau/Fishbase)
Ameaças
Entretanto, a sobrepesca (captura excessiva) se tornou uma ameaça às espécies. A redução dos estoques marinhos, por exemplo, já colocou o peixe que dá origem ao bacalhau cod na lista dos animais marinhos ameaçados de extinção. O Gadus morhua, por exemplo, é considerado vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
De acordo com a bióloga Carolina Pacheco Bertozzi, que é doutora em oceanografia e professora da Unimonte, de Santos (SP), a constatação desta ameaça ocorreu no fim da década de 1980, após um período incessante de atividades em alto mar, que não eram controladas.
“O resultado disso é a proibição da pesca em alguns lugares e de animais específicos, como os peixes que dão origem ao bacalhau. É o caso do cod do Atlântico, que tem restrições na União Europeia e no Canadá, podendo ser produzido apenas em atividades controladas”, explica.
Ainda segundo Carolina, o bacalhau encontrado hoje à venda na maioria dos lugares, inclusive no Brasil, vem de atividades controladas. “Já existe inclusive uma certificação internacional, para que o consumidor fique de olho ao adquirir o pescado. Claro que, quando ele vê as postas em feira livre, fica difícil fazer este controle”, disse.
Para Gonçalves, é necessária uma fiscalização mais rigorosa do setor pesqueiro, além de incentivar o repovoamento das espécies.