quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Urgente! Irmão da candidata Belezinha espanca uma grávida e cunhada da Prefeita de Chapadinha

Mércia é casada com o Junior Carneiro, irmão da prefeita Danúbia Carneiro, Cassilda é nora do Candidato a vereador Mário Brito.

Hoje 08, por volta 7hs da noite, a cunhada da Prefeita Danúbia Carneiro estava com sua amiga Cassilda em um carro de modelo corsa, quando foi surpreendido pelo irmão da Belezinha candidata a prefeita de Chapadinha.

Mércia e Cassilda contou ao Blog do Foguinho que estava passando próximo a caixa econômica quando o "Galo" estava com sua irmã Belezinha, quando o vulgo Galo passou na frente do seu carro, mércia parou ao lado da Caixa Econômica quando o Galo botou a moto na frente e arrancou a vítima Mércia pelos cabelos, ela contou que ele bateu no seu rosto e puxou seu cabelo, quando a sua amiga Cassilda gritou ele Galo empurrou ela em cima do carro, Cassilda está grávida e passou mal na hora.

A polícia foi acionada e conduziu somente a moto dele para a delegacia de Chapadinha, mércia foi registar o BO mas desmaiou e foi levada para o HAPA.


daqui apouco mais informações

2 comentários em “Urgente! Irmão da candidata Belezinha espanca uma grávida e cunhada da Prefeita de Chapadinha”

  • 8 de agosto de 2012 21:35
    maykon reggae Disse:
    será que essa a melhor forma de eles fazerem campanha politica? agredindo as pessoas, cade a lei Maria da Penha, cadeia nele
    delete
  • 8 de agosto de 2012 21:48
    iralda Disse:
    É incrível como as pessoas usam de violência. Isso já vem ocorrendo desde pleitos passados. Lembra quando D Junior foi agredido em praça pública? e tantos outros casos...que absurdo! Que seja feito justiça dessa vez.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Basquete brasileiro revive fantasmas e cai para veteranos da Argentina

perdeu para a Argentina nesta quarta-feira no basquete masculino e foi eliminado das Olimpíadas de Londres 2012. O Brasil chegou a terminar o primeiro quarto da partida à frente dos argentinos, mas foi superado logo no segundo quarto e não conseguiu mais estar à frente no placar, perdendo no final por 82 a 77.
A seleção argentina é responsável pelo "jejum" de três olimpíadas seguidas sem participação do Brasil no basquete. Nos últimos 16 anos, brasileiros acabaram eliminados por argentinos em competições pré-olímpicas.
Em 2010, os dirigentes do basquete brasileiro apostaram em uma arma argentina para recolocar o país no mesmo patamar da geração de Oscar e Pipoca nos anos 80 e 90. O argentino Ruben Magnano – que tinha no currículo um ouro olímpico à frente da seleção de seu país – foi contratado para reformular o basquete brasileiro.
Ele havia sido peça fundamental na década dourada do basquete argentino, quando a seleção do país ganhou bronze em Pequim 2008 e um campeonato mundial em 2002 – além do ouro olímpico em Atenas 2004.
Além da rivalidade histórica entre Brasil e Argentina em praticamente qualquer esporte, o confronto desta quarta-feira pelas quartas-de-final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 era uma disputa entre seleções em momentos bastante distintos.
No lado argentino, veteranos que já conquistaram quase tudo na carreira tentam mais uma medalha no que provavelmente será a última olimpíada de muitos. Já entre os brasileiros, depois do jejum olímpico de 16 anos, havia a necessidade de superar o "fantasma" da Argentina e ir às semifinais de uma Olimpíada – algo que não acontece há 44 anos.

A partida

O Brasil começou melhor do que a Argentina na quadra de North Greenwich Arena, no sul de Londres, e abriu 18 a 13 no placar. No entanto, Nenê logo demonstrou um dos principais defeitos da seleção de Magnano: os erros nos arremessos livres.
Com boa sequência de pontos convertidos por Marcelinho Huertas – que foi o cestinha da partida ao lado de Leandrinho Barbosa, com 22 pontos cada um – o Brasil fechou o primeiro quarto em 26 a 23.
No segundo quarto, os argentinos passaram a marcar melhor e dominaram os rebotes. Ao final do primeiro tempo, já haviam tomado a liderança por 46 a 40 e nunca mais estiveram atrás no placar.
O terceiro quarto foi completamente dominado pelos ídolos veteranos da Argentina, como Manu Ginobili, Carlos Delfino e Luis Scola. Sem conseguir reagir no jogo, o Brasil começou a abusar das faltas, e os argentinos fecharam o quarto com dez pontos de vantagem.
A reação brasileira só surgiu no último quarto, de forma dramática. A seleção chegou a reduzir a diferença para apenas dois pontos, levantando a torcida do Brasil no ginásio, que era maioria. No entanto, uma nova série de erros em arremessos livres causou nervosismo nos brasileiros. A Argentina voltou a dominar os rebotes, e fechou a partida em 82 a 77.
Os arremessos livres não convertidos pelo Brasil durante a partida foram fundamentais para definir o placar. O Brasil acertou apenas metade dos seus lances livres, contra 68% de aproveitamento dos argentinos. Caso tivesse aproveitamento semelhante ao argentino no jogo, o Brasil teria conseguido ao menos empatar no placar.

Trabalho

Ao final da partida, se esforçando para segurar as lágrimas nos olhos, o técnico do Brasil, o argentino Ruben Magnano, elogiou seus jogadores e disse ser "uma honra defender as cores do Brasil".
O técnico disse que o trabalho feito nos últimos anos é como "plantar sementes", e que os resultados mais importantes só surgirão com o tempo.
"Não é conformismo. Sei que os objetivos que temos precisam ser alcançados dentro de um marco de realidade. E este hoje é o nosso marco de realidade. Precisamos seguir trabalhando", disse.
Sobre o baixo aproveitamento do Brasil nos arremessos livres, Magnano disse que esse é um dos defeitos a se trabalhar da seleção de basquete daqui em diante.
"Em todo o torneio, tivemos um denominador comum que foi o baixo aproveitamento de tiros livres. E só tem uma forma de resolver isso: treinando. E não em 45 dias de concentração, mas treinando o ano todo. Os arremessos se consegue melhorar arremessando. Não conheço outra fórmula."
O ala Guilherme Giovannoni disse que sofreu muito com a derrota para a Argentina, mas elogiou o trabalho do técnico, a quem atribui uma mudança de atitude entre os brasileiros nos últimos anos.
"Nós sabíamos do favoritismo deles, por ser um time mais experiente do que nós e por terem passado por mais situações deste tipo do que nós. Mas nós sabíamos da nossa força também", disse o jogador.
"Eu quero fazer um agradecimento. Se hoje a equipe [brasileira] tem essa competitividade, é por causa do Ruben. Independente de quem for – já tivemos jogos contra Argentina, Estados Unidos – hoje jogamos olhando na cara deles, respeitando, mas jogando de igual para igual."
A geração de Delfino, Scola e Ginobili terá pela frente agora uma dura tarefa para coroar o basquete argentino com um ouro: vencer nas semifinais os americanos, que atropelaram a Austrália nas quartas-de-final disputadas logo após o jogo do Brasil.
Após a vitória contra os brasileiros, os jogadores da Argentina vibraram muito o feito.
"Isso é inacreditável. Para uma equipe com média de idade de 32 anos, é muito valioso chegar a uma semifinal de Olimpíadas", disse Manu Ginobili.
"Agora contra os Estados Unidos, teremos que tratar de buscar um milagre."

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ex-coroinha mata namorada a facadas e liga para se entregar

Ex-coroinha liga para a polícia após matar namorada a facadas
Chico Siqueira
Direto de Araçatuba
Uma ex-coroinha da Igreja Católica foi presa em flagrante após ligar para a Polícia Militar e confessar ter matado sua namorada a facadas, em Bilac, interior de São Paulo. O áudio da conversa com o atendente do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) foi divulgado nesta segunda-feira.
Saturnina Silva Souza, 19 anos, foi detida no domingo, após ligar para o Copom dizendo ter matado sua namorada, Francieli Cristina Alves, 22 anos. Além de fornecer o endereço da casa onde estava o corpo, a ex-coroinha ficou no local esperando a chegada da Polícia Militar. A casa era a mesma onde as duas moravam, no centro de Bilac. "Eu briguei com a minha namorada e acabei matando", contou a jovem no telefonema.
De acordo com a PM, Francieli teria levado entre sete e dez facadas no peito e na barriga. Saturnina também possuía ferimentos, possivelmente provocados pela tentativa de defesa feita pela vítima. À polícia, a agressora não quis revelar o motivo do crime, mas a suspeita é de que ele tenha sido motivado por ciúmes. Peritos examinaram o local e o laudo deve ser divulgado em 30 dias.
"Não é todo dia que uma pessoa comete um crime e liga para se entregar. Isso é inusitado", disse o tenente-coronel Wilson Carlos Braz, comandante do Comando de Policiamento do Interior-10 (CPI-10), responsável pela região. Segundo Braz, em mais de 20 anos de profissão, nunca tinha presenciado situação semelhante.
De acordo com o PM, Saturnina ligou assim que matou a namorada, pois estava muito nervosa, com a voz embargada e respiração ofegante. Na conversa, o atendente da polícia ainda tentou acalmá-la, chamando atenção para o fato que de a vítima ainda pudesse estar viva, mas Saturnina estava certa de que a namorada estava morta. "Morreu já (...) Certeza. Pode vir aqui", declarou.
O delegado Alessander Lopes, de Bilac, disse que Francieli vestia apenas uma calcinha quando foi encontrada morta, dentro da cozinha da casa. Segundo ele, Saturnina afirmou que não se lembrava de nada e se mostrou muita fria durante depoimento. Autuada em flagrante por homicídio, ela foi encaminhada à cadeia feminina de General Salgado e pode cumprir de 12 a 30 anos de prisão.

Homem se entrega após matar pais e mulher na frente da filha em SP

Depois de esfaquear a mãe, o pai e a mulher na frente da filha de 5 anos no domingo, André Vasconcelos da Silva, 25 anos, se entregou espontaneamente nesta segunda-feira no 74º Distrito Policial de São Paulo. Segundo a polícia, os corpos da mulher do suspeito, Marília Fernanda da Silva, 27 anos, e da mãe, Luciane Vasconcelos da Silva, 55 anos, foram encontrados por volta das 5h de hoje dentro de uma residência na rua Alfredo Lúcio, na Vila Terezinha, zona norte da cidade. O pai de Silva foi encaminhado o Hospital das Clínicas, mas também não resistiu aos feirmentos. O delegado do caso, José Bernardo de Carvalho Pinto, já pediu a prisão preventiva do suspeito, que foi indiciado por triplo homicídio, e a filha dele está na casa de familiares.

Reforma no aeroporto de Fortaleza pode afetar até 40 voos

  1. Manutenção na pista do aeroporto deve durar até o final de setembro. Foto: Infraero/Divulgação
Manutenção na pista do aeroporto deve durar até o final de setembro
Foto: Infraero/Divulgação
Omar Jacob
Direto de Fortaleza
A última etapa da reforma do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), que teve início nesta segunda feira, provocou a suspensão de dez voos e a mudança no horário de, pelo menos, outros 28 voos por dia. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a pista de pouso e decolagem será fechada entre as 6h e o meio dia, pelo horário de Brasília, para a realização do recapeamento no local.
O trabalho ainda não corresponde à reforma com vistas à Copa do Mundo de 2014, mas trata-se de uma manutenção periódica programada, de acordo com a Infraero. "Essa obra é mais um investimento da Infraero no Aeroporto de Fortaleza para manter a excelência da segurança nas suas operações, bem como continuar a atender os usuários com conforto e presteza", garante o superintendente da empresa em Fortaleza, Wellington Santos.
Os trabalhos têm custo de R$ 8,6 milhões e devem continuar até o final do próximo mês. A Infraero recomenda aos passageiros com viagens marcadas para Fortaleza, entre a faixa de horário da reforma, que entrem em contato com a companhia aérea para evitar surpresas

Baleias-francas viram atração em praia de Florianópolis

O grupo era formado por dois animais adultos e dois filhotes. Foto: Fabricio Escandiuzzi/Terra O grupo era formado por dois animais adultos e dois filhotes
Foto: Fabricio Escandiuzzi
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Quatro baleias-francas chamaram a atenção no final da tarde deste sábado na praia do Morro das Pedras, localizada na região sul de Florianópolis. Até o momento, 2012 é o ano com o maior registro de presença da espécie na costa brasileira.
O grupo formado por dois animais adultos e dois filhotes se aproximou bastante da praia e fez a alegria de moradores locais e turistas. Os filhotes estavam se alimentando, mas em várias oportunidades bateram com a cauda na superfície da água e deixaram as nadadeiras à mostra.
Muita gente aproveitou para fotografar os "acenos" das baleias-francas. No final da tarde, o público se aglomerou na praia para observar os animais. "Não é a primeira vez que vejo, mas todas as vezes são sempre emocionantes. Não sei explicar por quê, mas acho que é por ser um contato mais direto com a natureza", afirma Camila Cristina Alves, 36 anos.
O número de baleias-francas avistado no litoral de Santa Catarina este ano é considerado recorde. De acordo com os dados do Projeto Baleia Franca (PBF), até o final de julho foram observados 103 animais, sendo que 32 deles eram filhotes. É o maior número de animais registrados desde 2002, quando o PBF iniciou os sobrevoos de monitoramento. A presença é bem superior do que o recorde anterior, observado em julho de 2009: 61 animais.

Tartaruga de 320 kg é encontrada por turistas em praia francesa


Especialistas foram até a praia e decidiram devolvê-la ao mar. Foto: Jerome Roux/AFP Especialistas foram até a praia e decidiram devolvê-la ao mar
Uma tartaruga de 320 kg e dois metros de comprimento, procedente de Trinidad e Tobago, no Caribe, foi encontrada esta segunda-feira, na França, por veranistas em uma praia do Mar Mediterrâneo, informaram os bombeiros de Arles (sudeste). A tartaruga, que estava levemente ferida no casco, foi encontrada na praia de Salin de Giraud, povoado da região protegida de Camargue, no delta do Ródano. "Aparentemente, um barco de pesca a capturou com sua rede e a trouxe até a praia, onde veranistas a mantiveram viva cavando um grande buraco, protegido com um toldo, explicou um dos bombeiros que estiveram no local. Especialistas do Seaquarium, aquário gigante da comuna vizinha de Grau du Roi, foram até esta praia e decidiram devolvê-la ao mar ao meio-dia.

UMA GRANDE RAÍZ DE MANDIOCA

  1. A mandioca foi colhida na roça de José Ferreira, morador da comunidade de Barra Limpa. Foto: Ascom/Emater/Divulgação
A mandioca foi colhida na roça de José Ferreira, morador da comunidade de Barra Limpa
Foto: Ascom/Emater/Divulgação
Um agricultor de Terra Alta (PA) colheu, na semana passada, uma mandioca medindo mais de 5 m e 20 kg. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado (Emater), o tubérculo foi retirado da roça de José Ferreira, morador da comunidade de Barra Limpa. As informações são da Agência Pará.
A mandioca, da variedade Inha, foi plantada há um ano e meio e produzida de forma orgânica. Segundo Ricardo Dohara, engenheiro agrônomo da Emater, nunca uma raiz cresceu tanto e em condições normais. A variedade do tubérculo é uma das mais comuns na região e das que melhor se adaptam ao solo e clima local, além de ter alta produtividade.
Terra Alta tem tradição no cultivo da mandioca, principal atividade econômica do município, assim como na região nordeste do Pará, que tem 300 mil hec de árvores plantadas e responde por 70% da produção desse tubérculo no Norte do País. Só no ano passado, foram colhidas 5 milhões de t. O cultivo e o processamento da mandioca no nordeste paraense, que usa predominantemente a mão de obra familiar, gera cerca de 200 mil empregos diretos, segundo dados da Emater.

sábado, 4 de agosto de 2012

Seca prolongada deixa cidades do Sertão do Piauí em emergência

Jornal Nacional

fechar atenção
Busca não realizada!
Sua busca deve conter no mínimo 2 lSeca prolongada deixa cidades do Sertão do Piauí em emergência

A vegetação seca e o vento favorecem os incêndios. Mais de 2,5 mil focos foram registrados neste mês, em todo o estado.

No Sertão do Piauí, o problema é a seca prolongada que está afetando 80 cidades. Delas, 13 decretaram situação de emergência.
O fogo domina a paisagem em algumas regiões do Sertão. Mais de 2,5 mil focos foram registrados neste mês, em todo o estado. Os sinais da falta de chuva também aparecem nos Açudes. Em um deles, no município de Simplício Mendes, restou apenas um pouco de lama. Os animais estão morrendo e os agricultores perdendo a lavoura.
A cisterna de Seu Francisco está vazia há um mês. Ele tem o cartão que dá direito a receber água na Operação Pipa, coordenada pelo Exército, mas o carro-pipa ainda não chegou: “Só pegando o cartão aqui e depois não vem a água não adianta. O cartão não serve aqui”, critica o agricultor.
E não são só as comunidades rurais que convivem com a escassez de água. Uma cidade no sul do Piauí, com 8,5 mil habitantes, é toda abastecida por carro-pipa. A área urbana de Queimada Nova nunca teve água encanada. A população busca água em dois açudes que ainda não secaram ou paga R$ 60 pelo carro-pipa.
“Viver em uma cidade sem água dependendo do carro-pipa é muito complicado, muito difícil. Só sabe o sofrimento quem passa”, lamenta a dona de casa Yeda Miranda.
Nos arredores do município, a situação é ainda mais precária. Moradores dividem com os animais a água suja que resta nos açudes: “O povo aqui adoece de diarréia, vômito. Se tivesse água para a gente já tinha muita coisa, porque sem água não tem nem vida”, conta uma mulher a dona de casa Vanilsa Maria dos Santos.
O Exército informou que fiscaliza regularmente a distribuição de carros-pipa e que vai investigar o caso da cidade de Simplício Mendes.
 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Seca no Nordeste Brasileiro

Trata-se de um fenômeno natural, caracterizado pelo atraso na precipitação de chuvas ou a sua distribuição irregular, que acaba prejudicando o crescimento ou desenvolvimento das plantações agrícolas.


O problema não é novo, nem exclusivo do Nordeste brasileiro. Ocorre com freqüência, apresenta uma relativa periodicidade e pode ser previsto com uma certa antecedência. A seca incide no Brasil, assim como pode atingir a África, a Ásia, a Austrália e a América do Norte.

No Nordeste, de acordo com registros históricos, o fenômeno aparece com intervalos próximos a dez anos, podendo se prolongar por períodos de três, quatro e, excepcionalmente, até cinco anos. As secas são conhecidas, no Brasil, desde o século XVI.

A seca se manifesta com intensidades diferentes. Depende do índice de precipitações pluviométricas. Quando há uma deficiência acentuada na quantidade de chuvas no ano, inferior ao mínimo do que necessitam as plantações, a seca é absoluta.

Em outros casos, quando as chuvas são suficientes apenas para cobrir de folhas a caatinga e acumular um pouco de água nos barreiros e açudes, mas não permitem o desenvolvimento normal dos plantios agrícolas, dá-se a seca verde.

Essas variações climáticas prejudicam o crescimento das plantações e acabam provocando um sério problema social, uma vez que expressivo contingente de pessoas que habita a região vive, verdadeiramente, em situação de extrema pobreza.

A seca é o resultado da interação de vários fatores, alguns externos à região (como o processo de circulação dos ventos e as correntes marinhas, que se relacionam com o movimento atmosférico, impedindo a formação de chuvas em determinados locais), e de outros internos (como a vegetação pouco robusta, a topografia e a alta refletividade do solo).

Muitas têm sido as causas apontadas, tais como o desflorestamento, temperatura da região, quantidade de chuvas, relevo topográfico e manchas solares. Ressalte-se, ainda, o fenômeno "El Niño", que consiste no aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico, ao largo do litoral do Peru e do Equador.

A ação do homem também tem contribuído para agravar a questão, pois a constante destruição da vegetação natural por meio de queimadas acarreta a expansão do clima semi-árido para áreas onde anteriormente ele não existia.

A seca é um fenômeno ecológico que se manifesta na redução da produção agropecuária, provoca uma crise social e se transforma em um problema político.

As conseqüências mais evidentes das grandes secas são a fome, a desnutrição, a miséria e a migração para os centros urbanos (êxodo rural).

Os problemas que sucedem as secas resultam de falhas no processo de ocupação e de utilização dos solos e da manutenção de uma estrutura social profundamente concentradora e injusta.

O primeiro fato se manifesta na introdução de culturas de dificil adaptação às condições climáticas existentes e do uso de técnicas de utilização dos solos não compatíveis com as condições ecológicas da região. O segundo ocasiona o controle da propriedade da terra e do processo político pelas oligarquias locais.

Esses aspectos agravam os resultados das secas e provocam a destruição da natureza, a poluição dos rios e a exploração por parte os grandes proprietários e altos comerciantes, dos recursos destinados ao combate à pobreza da região, no que se denomina de "indústria da seca".

A questão da seca não se resume à falta de água. A rigor, não falta água no Nordeste. Faltam soluções para resolver a sua má distribuição e as dificuldades de seu aproveitamento. É "necessário desmitificar a seca como elemento desestabilizador da economia e da vida social nordestina e como fonte de elevadas despesas para a União ...desmitificar a idéia de que a seca, sendo um fenômeno natural, é responsável pela fome e pela miséria que dominam na região, como se esses elementos estivessem presentes só aí".(Andrade, Manoel Correia, A seca: realidade e Mito, p. 7 ).

Com uma população muito inferior à nordestina, a Amazônia, que possui água em abundância, também apresenta condições de vida desumanas, assim como diversas outras regiões brasileiras. Lá o problema é outro, pois o meio ambiente mostra-se inóspito, devido às enchentes, aos solos pobres, à proliferação de doenças tropicais.

Crises climáticas periódicas, como enchentes, geadas e secas, acontecem em qualquer parte do mundo, prejudicando a agricultura. Em alguns casos tornam-se calamidades sociais. Porém, só se transformam em flagelo social quando precárias condições sociais, políticas e econômicas assim o permitem. Regiões semi-áridas e áridas do mundo são aproveitadas pela agricultura, por meio do desenvolvimento de culturas secas ou culturas irrigáveis, como acontece nos Estados Unidos, Israel, México, Peru, Chile ou Senegal.

Delimitado pelo Governo Federal, em 1951 (Lei n° 1.348), o Polígono das Secas, com uma dimensão de 950.000 km2, equivale a mais da metade do: território da região Nordeste (52,7%), que vai desde o Piauí até parte do norte de Minas Gerais. O clima é semi-árido e a vegetação de caatingas. O solo é raso, na sua maior parte, e a evaporação da água de superfície é grande. Essa é a área mais sujeita aos efeitos das secas periódicas.

O fenômeno natural das secas ensejou o surgimento de um fenômeno político denominado indústria da seca.

Os grandes latifundiários nordestinos, valendo-se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Beneficiam-se dos investimentos realizados e dos créditos bancários concedidos. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Os grupos dominantes têm saído fortalecidos, enquanto é protelada a busca de soluções para os problemas sociais e de oferta de trabalho às populações pobres.

Os trabalhadores sem terra (assalariados, parceiros, arrendatários, ocupantes) são os mais vulneráveis à seca, porque são os primeiros a serem despedidos ou a terem os acordos desfeitos.

A tragédia da seca encobre interesses escusos daqueles que têm influência política ou são economicamente poderosos, que procuram eternizar o problema e impedir que ações eficazes sejam adotadas.

A questão da seca provocou diversas ações de governo. As primeiras iniciativas para se lidar com a questão da seca foram direcionadas para oferecer água à zona do semi-árido. Nessa ótica foi criada a Inspetoria de Obras Contra as Secas (Decreto n°-7.619, de 21 de outubro de 1909), atual Dnocs, com a finalidade de centralizar e unificar a direção dos serviços, visando à execução de um plano de combate aos efeitos das irregularidades climáticas. Foram, então, iniciadas as construções de estradas, barragens, açudes, poços, como forma de proporcionar apoio para que a agricultura suportasse os períodos de seca.

A idéia de resolver o problema da água no semi-árido foi, basicamente, a diretriz traçada pelo Governo Federal para o Nordeste e prevaleceu, pelo menos, até meados de 1945. Na época em que a Constituição brasileira de 1946 estabeleceu a reserva no orçamento do Governo de 3% da arrecadação fiscal para gastos na região nordestina, nascia nova postura distinta da solução hidráulica na política anti-seca, abandonando-se a ênfase em obras em função do aproveitamento mais racional dos recursos.

Com o propósito de utilizar o potencial de geração de energia do Rio São Francisco, foi fundada (1945) a Companhia Hidroelétrica do São Francisco(Chesf). Em 1948, criou-se a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), hoje denominada Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco(Codevasf) e, em 1952, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A idéia era de criar uma instituição de crédito de médio e longo prazos especifica para o Nordeste.

Em dezembro de 1959, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste -Sudene (atualmente extinta e com projetos de ser recriada em novos moldes), organismo constituído para estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento da economia nordestina, com o objetivo de diminuir a disparidade existente em relação ao Centro-Sul do país. Procurava-se estabelecer um novo modelo de intervenção, voltado tanto para o problema das secas quanto para o Nordeste como um todo.

A partir da seca de 1970, surgiu o Programa de Redistribuição de Terra e de Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste (Proterra), em 1971, com o objetivo de promover uma reforma agrária pacifica no Nordeste, pela compra de terra de fazendeiros, de modo espontâneo e por preço de mercado. Em 1974, foi instituído o Programa de Desenvolvimento de Terras Integradas do Nordeste(Polonordeste), para promover a modernização da agropecuária em áreas selecionadas da região. O Projeto Sertanejo, lançado em 1976, viria atuar nas áreas do semi-árido visando a tornar a sua economia mais resistente aos efeitos da seca, pela associação entre agricultura irrigada e agricultura seca.

Com o propósito de incorporar os projetos anteriores, considerados fracassados, foi implantado o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural(Projeto Nordeste), em 1985, propondo-se a erradicar a pobreza absoluta, inovando com a destinação de recursos para os pequenos produtores.

Como ações emergenciais, tem-se apelado para a distribuição de alimentos, por meio de cestas básicas e frentes de trabalho, criadas para dar serviço aos desempregados durante o período de duração das secas, dirigidas para a construção de estradas, açudes, pontes.

Os problemas das secas somente serão superados por profundas transformações sócioeconômicas de âmbito nacional. Várias têm sido as proposições formuladas:

- Transformar a atual estrutura agrária, concentradora de terra e renda, por meio de uma Reforma Agrária que faça justiça social ao trabalhador rural.
- Estabelecer uma Política de Irrigação que adote tecnologias de mais fácil acesso aos trabalhadores rurais e que sejam mais adaptadas à realidade nordestina.
- Instituir a agricultura irrigada nas áreas onde houver disponibilidade de água e desenvolver a agricultura seca, de plantas xerófitas (que resistem à falta de água) e de ciclo vegetativo curto. Alimentos como o sorgo e o milheto, como substitutos do milho, seriam importantes para o Nordeste, a exemplo do que ocorre na Índia, China e no oeste dos Estados Unidos.
- Estabelecer uma Política de Industrialização, com a implantação de indústrias que beneficiem matérias-primas locais, visando à diminuição de custos com transporte, bem como oferecer oportunidades de trabalho à mão-de-obra da região.
- Proporcionar o acesso ao uso da água, com o aproveitamento da água acumulada nas grandes represas, açudes e barreiros, perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas, de cisternas rurais, por parte da população atualmente excluída.
- Corrigir as práticas de ocupação do solo, no que se refere à pecuária, eliminando-se o excesso de gado nas pastagens, que pode ocasionar sérios danos sobre pastos e solos; a queima de pastos, que destrói a matéria orgânica existente; e o desmatamento, por conta da venda de madeira e lenha.
- Estimular o uso racional da vegetação nativa (caatinga) para carvão e comercialização de madeira-de-lei.
- Implantar o Projeto de Transposicão das Águas do Rio São Franciscopara outras bacias hidrográficas do semi-árido regional.

Não é possível se eliminar um fenômeno natural. As secas vão continuar existindo. Mas é possível conviver com o problema. O Nordeste é viável. Seus maiores problemas são provenientes mais da ação ou omissão dos homens e da concepção da sociedade que foi implantada, do que propriamente das secas de que é vítima.

O semi-árido é uma região propícia para a agricultura irrigada e a pecuária. Precisa apenas de um tratamento racional a essas atividades, especialmente no aspecto ecológico. Em áreas mais áridas que as do sertão nordestino, como as do deserto de Negev, em Israel, a população local consegue desfrutar de um bom padrão de vida.

Soluções implicam a adoção de uma política oficial para a região, que respeite a realidade em que vive o nordestino, dando-lhes condições de acesso à terra e ao trabalho. Não pode ser esquecida a questão do gerenciamento das diretrizes adotadas, diante da diversidade de órgãos que lidam com o assunto.

Medidas estruturadoras e concretas são necessárias para que os dramas das secas não continuem a ser vivenciados
SECA

segunda-feira, 16 de abril de 2012

MAIS UM EFEITO DO MALDITO CIGARRO - Ator e diretor Adriano Stuart morre, aos 68 anos, em São Paulo

Últimos trabalhos foram na minissérie JK, da Globo, e em Boleiros 1 e 2.
Corpo será cremado no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste de SP.

Do G1 SP, com informações da TV Globo
O ator e diretor Adriano Stuart faleceu, aos 68 anos, neste domingo (15), em sua residência em São Paulo. Ele deixa dois filhos, mas não era casado. A morte foi confirmada pela irmã dele, Cristina.
O corpo do ator foi encontrado caído perto da cama. Segundo Cristina, o irmão fumava muito e estava depressivo. O corpo passará por uma autópsia.
Os últimos trabalhos de Adriano Stuart foram na minissérie JK, da TV Globo, e nos filmes "Boleiros" e "Boleiros 2". O corpo de Stuart será cremado no Cemitério Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo. A família ainda não definiu o horário da cerimônia.

Hillary Clinton desembarca no Brasil A VISITA DA PRESIDENTE DO BRASIL FEZ EFEITO

Secretária de Estado dos EUA cumprirá agenda de dois dias no país.
Hillary terá encontro com a presidente Dilma Rousseff na terça-feira

Do G1, em Brasília e em São Paulo
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, desembarcou na noite deste domingo (15) em Brasília, para cumprir agenda segunda (16) e terça-feira (17), entre as quais a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto.
Hillary esteve na Colômbia, onde participou, junto com o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, da 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena das Índias, no final de semana.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, desembarca em Brasília. (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, desembarca em Brasília. (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)
O primeiro compromisso de Hillary no Brasil será às 12h30 desta segunda-feira (16), quando será recebida por 150 empresários brasileiros e americanos na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, um encontro promovido pelo órgão e pela Amcham (Câmara Americana de Comércio). A secretária deverá propor maior parceria em projetos de inovação tecnológica com o Brasil, segundo a CNI.
Hillary estará acompanhada do ministro norte-americano do Interior, Ken Salazar, que deverá detalhar aos empresários o funcionamento dos dois novos consulados a serem criados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre, decisão anunciada esta semana pela secretária.
Na parte da tarde, participa da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global Brasil-EUA com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Na prática, o encontro servirá para aprofundar os acordos firmados entre ambos países durante a vinda de Obama ao Brasil, em março de 2011, e da visita recente de Dilma a Washington. Os assuntos discutidos, segundo informou a embaixada norte-americana, irão desde educação à política global e questões econômicas. “O diálogo representa um foro para transformar os acordos em ações concretas”, segundo a embaixada.
Após o encontro, haverá uma declaração à imprensa, às 18h45, no Palácio do Itamaraty. À noite, Patriota oferecerá um jantar à secretária americana.
Hillary Clinton terá agenda de dois dias no Brasil. O encontro com Dilma Rousseff está marcado para terça-feira (17). (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)Hillary Clinton terá agenda de dois dias no Brasil. O encontro com Dilma Rousseff está marcado para terça-feira (17). (Foto: Jacquelyn Martin / Pool / AP Photo)
Transparência
Na terça-feira, às 10h, Hillary encontra-se com a presidente Dilma Rousseff durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto.
A conferência é um desdobramento da Open Government Partnership (OGP) - Parceria para Governo Aberto -, grupo de diversos países liderados por EUA e Brasil que visa difundir práticas como transparência orçamentária e acesso a informações públicas. O Brasil é coautor do projeto a convite do presidente norte-americano, Barack Obama.
Hillary deverá deixar Brasília na manhã de terça e seguir para a Bélgica.
tópicos:

Hillary Clinton defende acordo de livre comércio entre Brasil e EUA

Secretária de Estado norte-americana pediu ainda o fim da bitributação.
Hillary fica no país até esta terça (17), quando se encontra com Dilma.

Marcelo Parreira Do G1, em Brasília
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton (esq.), encontra a presidente da Petrobras, Graça Foster (Foto: Reuters)A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton
(esq.), encontra a presidente da Petrobras, Graça
Foster (Foto: Reuters)
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, defendeu um acordo de livre comércio entre Brasil e Estados Unidos e o fim da bitributação nas transações entre os dois países.
Ela participou nesta segunda (16) de um encontro com empresários dos dois países na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Foi o primeiro compromisso da visita de dois dias da secretária ao Brasil.
"É claro que a nossa relação implica maior crescimento, mas precisamos resolver alguns problemas, como eliminar a bitributação e considerar um acordo de livre comércio", disse Hillary. Ela citou as parcerias entre os dois países nas áreas de inovação tecnológica e comércio exterior.
Um acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e a Colômbia passa a vigorar no dia 15 de maio, informou neste domingo (15) o representante de Comércio do governo norte-americano, Ron Kirk. O principal ponto do acordo é a redução de encargos de bens importados dos EUA nas áreas de agricultura e manufaturados. A Colômbia já tem um acordo de livre comércio com os Estados Unidos sobre outros bens e serviços.
A empresários brasileiros e norte-americanos, Hillary disse ter se encontrado com a presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, e elogiou o fato de o Brasil contar com lideranças femininas, citando a presidente Dilma Rousseff.
Hillary disse que o petróleo permitirá ao Brasil um "futuro fabuloso", e lembrou da relevância do trabalho coletivo para a inovação tecnológica. Ela também citou os esforços para facilitar a emissão de vistos e o aumento no número de voos diretos entre os dois países.
O presidente da CNI, Robson de Andrade, disse por pelo menos duas vezes a necessidade de um esforço conjunto para reduzir questões relacionadas à tributação no comércio entre os dois países, inclusive reforçando a prioridade de um acordo que acabe com a bitributação.
"A facilitação do fluxo de pessoas a negócio ou a turismo, o incremento do comércio, o crescimento dos investimentos e um tratamento tributário mais equânime [...] merecem nosso apoio", disse Andrade.
Negócios e transparência
A reunião com empresários faz parte de uma extensa agenda da secretária no Brasil, que começou esta segunda e prossegue na terça-feira. O encontro foi promovido pela entidade e pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). Na pauta, os acordos comerciais realizados no encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o chefe de Estado americano Barack Obama na última semana.
Hillary estava acompanhada do ministro norte-americano do Interior, Ken Salazar, que conversou mais cedo com empresários sobre o setor de turismo. Integrante da delegação, o ministro conselheiro da embaixada americana em Brasília, Todd Chapman, disse que a isenção de vistos para a entrada de brasileiros nos EUA "vai levar muito tempo, muita conversa e muitos acordos".
Após o encontro, a secretária participa da 3ª Reunião do Diálogo de Parceria Global Brasil-EUA com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Na prática, o encontro servirá para aprofundar os acordos firmados entre ambos países durante a vinda de Obama ao Brasil, em março de 2011, e da visita recente de Dilma a Washington.
Os assuntos discutidos, segundo informou a embaixada norte-americana, irão desde educação à política global e questões econômicas. "O diálogo representa um foro para transformar os acordos em ações concretas", segundo a embaixada.
Após o encontro, haverá uma declaração à imprensa, às 18h45, no Palácio do Itamaraty. À noite, Patriota oferecerá um jantar à secretária americana.
Na terça, a secretária participa de evento com a presidente Dilma Rousseff em uma iniciativa conjunta dos dois governos sobre a corrupção e transparência dos dados públicos. Depois, ela parte para a Bélgica, onde se reúne com representantes dos países da Otan.
tópicos:

Governo argentino já assumiu YPF, dizem jornais

Dirigentes espanhóis da companhia estão sendo expulsos.
Ministro do Planejamento foi designado interventor da companhia.

Do G1, em São Paulo
Representantes do governo da Argentina já assumiram o controle da petroleira YPF no país, subsidiária da espanhola Repsol, de acordo com jornais do país. Segundo o “El Pais”, os dirigentes espanhóis já estão sendo expulsos da empresa.
De acordo com a agência estatal de notícias “Télam”, o ministro do Planejamento, Julio de Vido, já assumiu formalmente a condução da petroleira, após ter sido designado interventor por um decreto da presidente Cristina Kirchner.
O decreto, que determina a intervenção transitória na YPF por 30 dias, também coloca à frente da petroleira o secretário de política econômica Axel Kicillof.
Mais cedo, Kirchner anunciou que enviaria um projeto de lei ao Congresso Nacional determinando a nacionalização da petroleira YPF no país. A companhia, segundo a presidente, será declarada "de interesse público nacional".
De acordo com a presidente, 51% das ações da companhia passarão ao controle do governo federal, enquanto os outros 49% serão distribuídos entre as províncias.
Repsol YPF é a líder no mercado de combustíveis na Argentina. Sua filial YPF, privatizada nos anos 1990, controla 52% da capacidade de refinamento do país e dispõe de uma rede de 1.600 estações de serviços.
O governo e as províncias produtoras de petróleo responsabilizam a empresa por não cumprir compromissos de investimento e dizem que isso obriga o país a importar grandes volumes de hidrocarbonetos.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MALVADAS DA TV BRASILEIRA - Lembre as mulheres que maltratavam criancinhas na TV


 
 
Divulgação / GloboDivulgação / Globo
Foto 1 de 7
Na mais nova novela da Globo, Avenida Brasil, Carminha (Adriana Esteves) é a madrasta má que abandonou a pobre menina Rita em um lixão. A garota cresceu, passou a se chamar Nina (Débora Falabella), e volta com sede de vingança.
Veja nesta galeria do R7 as grandes vilãs que maltrataram criancinhas nas novelas
Outras fotos
Vilãs

Lembre as mulheres que maltratavam criancinhas na TV

Como esquecer da Dóris, da Carminha e da Bia Falcão? Veja nesta galeria as vilãs que usaram e abusaram das maldades
Pena que acabou!

Último capítulo de Vidas em Jogo emociona o público

Veja cenas do episódio derradeiro da novela!

2011 FELIZ PRA JÔ E CLÁUDIA ARRAIA - Ex-namorados, Claudia Raia e Jô Soares dão beijo na boca

Ela foi a entrevistada no Programa do Jô
 
jo soares claudia raia
Claudia Raia e Jô na gravação do programa
Eles definitivamente não guardam mágoas um do outro. Ex-namorados durante os anos 80, Claudia Raia e Jô Soares se encontraram na gravação do "Programa do Jô", que vai ao ar nesta quinta-feira.

Claudia, de 44 anos, foi recebida por Jô, de 73, com um selinho, antes da conversa. Ela contou como foi o começo dela na tv, que ocorreu justamente num programa dele, o "Viva o Gordo". Foi ali que eles engataram um namoro que durou dois anos. Depois, cada um foi para seu canto, e Claudia namorou Alexandre Frota, antes de se casar com Edson Celulari, com quem tem dois filhos.

Raia também falou de seu momento atual na carreira. Ela divulgou o musical "Cabaret", que está em cartaz em São Paulo. Ela revelou que tentava montar a peça há 20 anos e só agora ela saiu do papel. A direção é de José Possi Neto e a adaptação musical de Miguel Falabella. Ela contou ainda da preparação para a peça. "Fiz uma dieta especial com nutricionista e me preparei fisicamente com um personal trainer", contou.

beijo jo clauria
Sem exitações, eles deram um selinho

Claudia Raia sobre namorado: 'Tínhamos uma grande amizade, ficou mais forte e se estreitou'

São Paulo -  Claudia Raia foi a grande atração do Fashion Kids 2012, realizado na tarde desta quarta-feira, em São Paulo. Apesar de ser um evento infantil, a atriz desfilou pela grife Monnalisa sem os filhos, que, segundo ela, não puderam vir por conta dos compromissos escolares. "Meio de semana para crianças é complicado", explicou a mãe de Sofia, de 8 anos, e Enzo, de 14, frutos de seu casamento com Edson Celulari, de quem se divorciou em junho de 2010.
Foto: Ag. News
Claudia Raia: "Jarbas é carismático, talentoso, tem know-how, tem 42 anos de idade e 25 anos carreira" | Foto: Ag. News
Um dia após trocar beijos com o namorado, o ator Jarbas Homem de Mello, no 24º Prêmio Shell, Claudia Raia não conseguiu fugir do assunto sobre o novo relacionamento. "Namorar sempre é bom", disse. Se desencanou de 'esconder' o romance, a atriz revelou que nunca teve essa intenção. "Nunca escondi, só não gosto de falar da minha vida pessoal. Estou feliz, ótima", completou.

Claudia e Jarbas assumiram o namoro no carnaval deste ano. Os dois protagonizam juntos o musical "Cabaret" e o trabalho acabou os aproximando ainda mais. "Somos amigos há muito tempo ele é um grande ator, um grande bailarino, sempre foi. É carismático, talentoso, tem know-how. Tem 42 anos de idade  e 25 anos de carreira. Já tínhamos uma grande amizade, virou uma amizade um pouco mais forte e foi se estreitando. Estamos muito felizes", contou.
Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello | Foto: Amauri Nehn / Ag. News
Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello | Foto: Amauri Nehn / Ag. News
Nova Novela, Cinema e "Cabaret"

Após uma temporada de sucesso em São Paulo, Claudia Raia estreia "Cabaret" no Rio de Janeiro em 31 de março e deve ficar em cartaz por lá até junho, para novamente vir à capital paulista. Mesmo assim, a atriz conseguiu tempo para fazer televisão e cinema.

"Eu ia fazer a novela do Silvio de Abreu, o remake de 'Guerra dos Sexos', estava escalada há três anos. E, por conta do sucesso do musical, tive que abrir mão. Aí, fui imediatamente escalada pra 'Gabriela', mas depois de duas semanas fui convidada por Glória Perez para fazer a protagonista dela, em 'Salve, Jorge'. Minha personagem é uma traficante de humanos, uma vilã. É uma personagem belíssima, com muitas 'camadas'. Espero dar conta!", disse.

Nas telonas, Claudia tem dois projetos. "Ao mesmo tempo da novela e do espetáculo, vou fazer um filme, 'Os Velhos Marinheiros', do Marcos Jorge (cineasta), já estou filmando. E também vou fazer um longa do (diretor) José Eduardo Belmonte, mas não sei que horas, acho que às três da manhã (risos). Esse ano está meio 'lotado', mas está tudo maravilhoso", finalizou.

Claudia Raia prefere não desfilar ao lado de novo namorado, em São Paulo

Claudia Raia - modelo para a Fashion Kids /Foto: AG.News
Claudia Raia fez uma semana de dieta rígida para fazer bonito na tarde desta quarta-feira, 21, em que vai desfilar no Fashion Kids. O evento, que, acontece no Palácio dos Cedros, São Paulo, terá o tema Príncipes e Princesa e apresenta os principais lançamentos de outono/inverno para os pequenos fashionistas. O ator Jarbas Homem de Mello, novo namorado da atriz, foi convidado para subir à passarela com ela, mas ela achou melhor que ele declinasse do convite. Jarbas deve estar na primeira fila aplaudindo a amada e os dois estiveram juntos ontem à noite, na 24ª edição do Prêmio Shell, também em São Paulo. Em tempo: a ‘mulher rica’ Brunete Fraccaroli e o ator Maurício Mattar também vão desfilar no evento.

VEJAM AS SEPARAÇÕES NO QUE QUE DÁ - Nova namorada de Edson Celulari quer se casar na igreja

Karin Roepke, de 30 anos, namora o ex de Claudia Raia há seis meses

Karin e Edson CelulariRodrigo Lopes/Contigo!/Divulgação e Divulgação/Globo
Relembre união de Celulari e Claudia
Karin assumiu que o namoro com Celulari começou há seis meses

Publicidade
Edson Celulari que se cuide, porque se depender de Karin Roepke, ele vai parar novamente em um altar!
Juliana Paes dispara: "Gosto de ver mulher pelada"
Thiago Fragoso diz que tentou proteger Winits durante a queda
Aguinaldo Silva deve sair da Globo, diz jornal
A atriz, nova namorada do ex de Claudia Raia, contou que tem o sonho de trocar alianças na igreja, com vestido branco, flores e tudo mais como manda o figurino.
- Ah, claro que quero casar na igreja! Espero que um dia aconteça! Certamente irá.

Segundo Karin contou à revista Contigo!, o casal, que já está namorando há seis meses, se conheceu por conta de um amigo em comum.
- Nos conhecemos no musical Hairspray, mas não rolou nada na época. Era só um contato profissional e o Edson ainda estava casado.
A atriz, que tem 30, disse que o relacionamento com o ator, de 53 anos, começou por conta da afinidade no bate-papo. Tudo foi bem natural.
- O elenco virou um grupinho e a gente se encontra sempre, sai para jantar, vai ao teatro. Foi nessa que a gente começou... E estamos aí. É um início de namoro.
Edson se separou de Claudia em 2010 e da relação nasceram Sofia, de oito anos, e Enzo, de 14. Veja no vídeo!

Polícia apresenta quadrilha que explodiu caixa eletrônico em Manaus

Dois deles, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21, possuem passagem pela polícia pelos crimes de roubo e são naturais de Porto Velho – RO.

Ezequiel Duarte Santana, 31, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (9) na DRCO
Ezequiel Duarte Santana, 31, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (9) na DRCO (Divulgação)
Policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) apresentaram na manhã desta segunda-feira (9), três homens que integravam uma quadrilha especializada em assalto a caixas eletrônicos. Eles foram presos em flagrante na madrugada desse domingo (8) com o apoio da Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), e Delegacia Especializada em Roubo Furtos e Defraudações, (Derfd).
Todos foram presos logo após explodirem um caixa eletrônico do Banco Itaú, que ficava ao lado do prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), localizada na Rua Visconde de Porto Alegre, com Rua Doutor Machado, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. 
Os envolvidos são os policiais militares Robson Cascais de Souza, 31 e Yvan Mendes da Costa, 38, Ezequiel Duarte Santana, 31, Francisco Soares de Lima Junior, o “Pit Bull” 24 e Clauvisson Manfredi Pereira, o “Cabeça”, 21.
Francisco e Clauvisson possuem passagem pela polícia pelos crimes de roubo e são naturais de Porto Velho – RO.
Segundo a delegada titular da DRCO, Emília Ferraz, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Rondônia entrou em contato com a Divisão informando que Francisco e Clauvisson estariam chegando a Manaus na quarta-feira (4), ao qual passaram a ser monitorados pelo DRCO.
De acordo com a polícia, na noite do último dia 7, a divisão recebeu uma denúncia anônima informando que dois veículos com atitudes suspeitas estavam circulando continuamente nas proximidades do caixa eletrônico.
De posse das informações, uma equipe se deslocou até o local informado para apurar a denúncia, momento em que a quadrilha explodiu um caixa eletrônico usando bombas de dinamite. Os suspeitos, ao ver a ação policial, tentaram fugir, mas foram detidos e presos em flagrante.
Com eles foram apreendidos dois veículos, sendo um Corsa Classic Sedan, de cor verde, placa JXV-7435, e um Eco Sport preto, de placa JXP-5638, R$ 60.470 em espécie, R$ 1.110 em notas danificadas com a explosão, e dois pés de cabra.
Em revista a residência dos suspeitos, foram apreendidos cinco aparelhos celulares, joias, duas botijas de gás oxigênio, uma TV LCD 40”, um ar condicionado split, um forno de microondas, um ventilador industrial, um forno elétrico  e um notebook, todos os objetos novos.
De acordo com a delegada, a quadrilha é suspeita de ter cometido outros assaltos, sendo um deles a uma agência bancária do Banco do Brasil, no município de Iranduba, fato ocorrido no dia 26 do mês passado, onde houve apenas uma tentativa. No local foram deixados maçaricos, botija de gás oxigênio e ferramentas para fazer arrombamentos.
São suspeitos também de terem participação no assalto a loja de materiais de construção JLN, localizada na Avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste, na madrugada do último dia 7, onde foram levadas duas botijas de gás oxigênio.
Os acusados foram flagranteados por furto qualificado, formação de quadrilha e uso e porte de artefato explosivo. Os policiais militares Robson e Yvan, foram encaminhados para o Batalhão de Guarda, localizado no bairro Monte das Oliveiras. Ezequiel, Francisco e Clauvisson serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro.