segunda-feira, 26 de março de 2012

Saiba mais sobre o enfisema pulmonar que matou Chico Anysio e previna-se

Humorista, que morreu nesta sexta aos 80 anos, culpou o cigarro pela doença
Do R7

profraimundoiDivulgação/ TV Globo
Publicidade
O humorista Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, por conta de um enfisema pulmonar, doença que vinha se agravando em seus pulmões desde 2010.

Chico culpou o tabagismo por sua doença e fez campanha contra o cigarro no fim de sua vida. Apesar de ter apresentado algumas melhoras após as cirurgias que fez, ele teve seu estado complicado por infecções pulmonar e urinária.

O que é: Também conhecido como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), ela afeta os pulmões, provocando a dilatação excessiva dos alvéolos - causando perda da capacidade respiratória e oxigenação insuficiente.

Sintomas: O paciente sente cansaço excessivo, falta de ar e tosse. Mesmo em distâncias curtas ou para subir escadas. É uma doença "silenciosa", que não apresenta sintomas com rapidez, podendo levar anos para ser diagnosticada.

Tabagismo: A maioria dos portadores da doença é fumante, então parar de fumar é o primeiro passo para aliviar os sintomas - que podem e devem ser tratados. Apesar de ser uma doença progressiva, ela é parcialmente reversível, e parar com o cigarro é fundamental.

Tratamento: Basicamente, remédios podem ajudar o paciente a se sentir bem melhor - entre eles corticoides ou broncodilatadores, administrados por via oral ou inalação. Cirurgias redutoras do volume pulmonar podem ser indicadas em casos mais graves. Nessas intervenções são removidas áreas mais comprometidas de um ou de ambos os pulmões, com o intuito de melhorar a respiração e obter alívio nos sintomas da doença.

Veja, logo abaixo, as dicas para parar de fumar:
Siga algumas dicas para parar de fumar
Marque uma data
O melhor é parar completamente, de uma vez só, na data escolhida. Parar aos poucos e não cumprir as metas estabelecidas pode fazer com que a pessoa fique ansiosa e passe justamente a fumar mais. Se a opção for a parada gradual, o ideal é reduzir o número de cigarros por dia, fumando menos a cada 24h, mas com um cronograma estabelecido. É possível também adiar a primeira tragada do dia.
Mantenha o cigarro longe
Mantenha o cigarro longe
Parece óbvio, mas não é. De acordo com as especialistas, muitas pessoas fumam no "piloto automático", sem estar de fato com muita vontade. Manter cigarro, isqueiro e cinzeiro a uma boa distância ajuda o fumante a não cair na armadilha.
Aguente firme na hora da fissura
A fissura é a vontade intensa de fumar, que dura cerca de cinco minutos. Nessa hora, tente se distrair com alguma coisa, como conversar com um amigo. Ainda não se sabe exatamente o motivo disso, mas beber água gelada, comer frutas a baixas temperaturas ou até chupar um cubo de gelo ajudam o fumante nessa hora. Muita gente também tem sucesso mantendo as mãos ocupadas por elásticos, canetas ou até cenouras cortadas em palito, imitando o formato do cigarro.
Escove os dentes após as refeições
O gosto da comida na boca em geral faz com que as pessoas tenham vontade de fumar após a refeição. A ordem é, em vez de sair para fumar, ir ao banheiro e escovar os dentes.
Evite bebida alcoólica
O álcool faz com que a nicotina seja eliminada de forma mais rápida pelo organismo, o que estimula o fumante a querer repor rapidamente essa perda. Além disso, beber faz as pessoas naturalmente perderem o controle, o que pode fazer com que tenham uma recaída.
Faça exercícios físicos
Caminhar, fazer alongamentos ou outros exercícios faz com que o fumante perceba a possibilidade de entrar em uma vida mais saudável. À medida que o fumo diminui, você vai perceber melhora do fôlego e sentir prazer em se exercitar, o que reduz a vontade de dar uma tragada.
Cuidado com a dieta
Especialistas dizem que é normal ganhar até 2 kg após deixar de fumar, porque o paladar melhora com o fim do tabagismo. Mas isso não é desculpa para exagerar no prato e ficar exposto a outro problema grave de saúde, a obesidade. Não coma mais do que de costume e evite doces e alimentos gordurosos.
Controle a ansiedade
O cigarro acaba funcionando como uma "muleta" que as pessoas usam para lidar com situações emocionais e afetivas. A tarefa é difícil, mas o ideal é controlar a ansiedade e resolver as dificuldades mais racionalmente – mesmo porque o problema vai continuar ali depois que o cigarro acabar.
Dê um presente para si mesmo
Guarde o dinheiro que você gastaria com os maços de cigarro e compre algo bacana para você ou para alguém querido. O aspecto financeiro é um estímulo para quem quer parar de fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário