segunda-feira, 26 de março de 2012

Marco Maia assume hoje a Presidência pela terceira vez

Presidente da Câmara ocupará o cargo até quarta-feira
Do R7, em Brasília

dilma-cargo-maia-tl-20111201Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma transmitindo o cargo a Marco Maia pela primeira vez, em 1º de dezembro

Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) assumirá a presidência do país às 23h deste domingo (25), quando a presidente Dilma embarca em viagem de cinco dias à Índia. Esta será a terceira vez que o petista vai ocupar o cargo, uma vez que o vice-presidente da República, Michel Temer, também está fora do país, em um encontro sobre segurança nuclear na Coreia do Sul.
Leia mais notícias no R7
De acordo com a Constituição Federal, quando o presidente da República está fora do território nacional, assume o vice-presidente. Se os dois estiverem ausentes, o cargo deve ser ocupado pelo presidente da Câmara. Se o presidente da Câmara também estiver fora, assume o presidente do Senado. O quinto na linha sucessória é o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nas duas outras vezes em que ocupou a Presidência, Marco Maia recebeu o cargo de Dilma Rousseff na Base Aérea de Brasília, em cerimônia informal. O Planalto, no entanto, não confirma se a transmissão deste domingo ocorrerá da mesma forma.

Maia ocupará a Presidência entre a noite deste domingo e a tarde da próxima quarta-feira (28), quando o vice-presidente Michel Temer chega a São Paulo. A agenda do presidente da Câmara na Presidência da República ainda não foi divulgada.

A primeira vez que Maia assumiu a Presidência da República foi em 1° de dezembro, quando a presidente Dilma Rousseff viajou para a Venezuela para participar da Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento. Na ocasião, o vice-presidente Michel Temer, estava nos Estados Unidos para dar uma palestra na Universidade Columbia. Temer retornou no dia 3.

A segunda vez ocorreu poucos dias depois, em 9 de dezembro, quando Dilma foi para a posse da presidente Cristina Kirchner, em Buenos Aires, enquanto Temer participava do Fórum Mundial da Aliança de Civilizações.em Doha, no Qatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário