terça-feira, 7 de agosto de 2012

UMA GRANDE RAÍZ DE MANDIOCA

  1. A mandioca foi colhida na roça de José Ferreira, morador da comunidade de Barra Limpa. Foto: Ascom/Emater/Divulgação
A mandioca foi colhida na roça de José Ferreira, morador da comunidade de Barra Limpa
Foto: Ascom/Emater/Divulgação
Um agricultor de Terra Alta (PA) colheu, na semana passada, uma mandioca medindo mais de 5 m e 20 kg. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado (Emater), o tubérculo foi retirado da roça de José Ferreira, morador da comunidade de Barra Limpa. As informações são da Agência Pará.
A mandioca, da variedade Inha, foi plantada há um ano e meio e produzida de forma orgânica. Segundo Ricardo Dohara, engenheiro agrônomo da Emater, nunca uma raiz cresceu tanto e em condições normais. A variedade do tubérculo é uma das mais comuns na região e das que melhor se adaptam ao solo e clima local, além de ter alta produtividade.
Terra Alta tem tradição no cultivo da mandioca, principal atividade econômica do município, assim como na região nordeste do Pará, que tem 300 mil hec de árvores plantadas e responde por 70% da produção desse tubérculo no Norte do País. Só no ano passado, foram colhidas 5 milhões de t. O cultivo e o processamento da mandioca no nordeste paraense, que usa predominantemente a mão de obra familiar, gera cerca de 200 mil empregos diretos, segundo dados da Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário